Atenção! Não abra mais o seu Gmail sem ler este aviso!

Independentemente de onde utiliza o Gmail, quer seja no smartphone ou via web, não pode mesmo ignorar este aviso que parte de um conhecido responsável de segurança. Caso contrário arrisca-se a ficar sem os seus dados. Este aviso parte do engenheiro de cibersegurança Chris Plummer (via Forbes) que deve servir de alerta e de chamada de atenção. Assim não abra mais o seu Gmail sem ler este aviso!

Atenção! Não abra mais o seu Gmail sem ler este aviso!

Tudo começa com um sistema de marcas de verificação que a Google introduziu no mês passado. Concebido para verificar os e-mails supostamente enviados por empresas e organizações legítimas, um e-mail na sua caixa de entrada do Gmail com uma marca de verificação azul deveria indicar que pode abri-lo com segurança, sem se preocupar em ser enganado, alvo de spam ou pirateado.

Agora há um grande problema. Graças a um bug os burlões podem fazer com que o Gmail verifique o seu e-mail falso, fazendo aparecer uma marca de verificação azul. Deste modo as pessoas não se preocupam em abrir a mensagem e são apanhadas desprevenidas.

A Google foi logo avisada disto mas disse inicialmente que não ia corrigir o erro. Isto porque o Gmail identificou uma mensagem falsa como sendo da transportadora UPS quando na realidade não era. O e-mail até incluía o icónico ícone do escudo da UPS. No entanto, mudou rapidamente de opinião e até pediu desculpa pela confusão.

Depois a Google classificou esta falha como P1, o que significa que é uma correção de prioridade máxima.

Mas até que se corrija, os utilizadores do Gmail têm de estar atentos a emails Gmail verificados que não sejam da empresa que dizem ser. Como sempre, não clique em nenhum link e certamente não forneça nenhuma informação, como números de cartão de crédito, datas de validade e códigos de segurança.

Se receber o que parece ser um e-mail importante na sua caixa de entrada do Gmail e este for verificado com uma marca de verificação azul, confirme tudo muito bem.

Entretanto a maioria das empresas não lhe envia mensagens de texto ou e-mails com ligações. A maioria também não lhe pedirá nenhuma das informações que mencionámos acima. E mesmo quando a Google exterminar este bug, uma marca de verificação azul não lhe dá carta branca para divulgar informações pessoais que podem custar-lhe o seu dinheiro.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também