Utilizadores ameaçam abandonar já o Google Maps!

O Google Maps é atualmente a aplicação de navegação porta-a-porta e não só número um do mundo. Dito isto é evidente que cada pequena alteração que a Google faz, com ou sem anúncio oficial, acaba por ter impacto em muitos utilizadores. É exatamente o que se passa com a mais recente novidade. No entanto não está a agradar a todos os utilizadores e os fóruns da Google são um excelente exemplo disso. De facto, vários utilizadores ameaçam abandonar o Google Maps para sempre. Mas será caso para tanto?

Utilizadores ameaçam abandonar já o Google Maps!

A Google tem lutado para tornar as suas aplicações mais intuitivas e com menos ruído visual. Desta vez e como quer que tudo fique bem percetível no Google Maps e sem confusões desnecessárias ajustou a forma como os locais guardados aparecem no mapa, claramente numa tentativa de tornar a interface menos confusa.

Como provavelmente já sabe, se tiver uma mão cheia de locais guardados no Maps, a aplicação apresentava-os utilizando o conhecido pin. Assim, quando iniciava o Google Maps e explorava uma região específica, podia ver todos os locais guardados à sua volta.

Como alguém que viaja para o mesmo local quase todos os anos nas férias, posso confirmar que esta funcionalidade é incrivelmente útil. Posso guardar todos os meus locais favoritos, como restaurantes, bares, etc., no Google Maps. Também criar listas e, em seguida, ver todas as suas localizações no mapa num segundo. Escolher a próxima coisa a fazer é muito mais fácil, uma vez que só tenho de tocar num pin e iniciar a navegação até ao local.

No entanto, há pouco tempo, a Google alterou a forma como os locais guardados eram apresentados no mapa. Em vez de pins, o Google Maps mostra agora pontos. Ora parece que a ideia era tornar o mapa mais limpo.

Apesar de os pontos servirem efetivamente para esse fim, também são muito mais difíceis de ver do que o pin tradicional.

A alteração deu início a uma revolução inesperada nos fóruns da Google, onde os utilizadores avisam que vão abandonar o barco e mudar para outras aplicações se o gigante das pesquisas não desfizer a alteração.

Dado que tudo isto aconteceu sem qualquer anúncio, não ficou claro se a Google introduziu a alteração de propósito. No início desta semana, um moderador de um fórum partilhou uma mensagem da equipa do Google Maps, confirmando que a nova forma de apresentar os locais de pesquisa era intencional. No entanto, a empresa afirma que os pontos são suportes para ajudar a poupar espaço e “simplificar o mapa”, e que quem quiser ver o pin só precisa de fazer zoom.

De facto, o zoom revela os pins, mas, como alguém diz nos fóruns, esta não é, de forma alguma, o método correto de o fazer. Se quiser aumentar o zoom utilizando uma má ligação de telemóvel, o processo não só é lento como também muito frustrante, pois pode demorar algum tempo e não conseguir carregar todos os dados.

É bastante claro que a Google não vai voltar atrás nesta alteração, por isso cabe aos utilizadores decidir se querem continuar a utilizar esta funcionalidade. O mais provável é que seja apenas uma questão de tempo até que toda a gente se habitue aos pontos. Ou seja acabaremos por esquecer os pins que antes faziam todo o sentido.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também