Temos muito boa gente contente com a confirmação da Xbox Series S, a consola ‘low cost’ de nova geração da Microsoft.
No entanto, esta consola também poderá muito bem ser a pior coisinha que podia acontecer à indústria… Ao fim ao cabo, a consola é significativamente mais fraca que a Xbox Series X e PlayStation 5, e como deve imaginar, a grande maioria dos estúdios multiplataforma irá sempre otimizar os seus jogos com a consola mais fraca em mente. (É assim que se faz dinheiro…)
Ou seja, só vamos ver o real potencial das consolas de nova geração nos seus exclusivos, visto que em todos os outros jogos, a Xbox Series S pode muito bem vir a ser uma autêntica âncora.
A Xbox Series S pode ser a pior coisa que poderia acontecer!
Portanto, a custar 299€, a Xbox Series X é excelente para os consumidores. No entanto, temos muitos e bons ‘developers’ preocupados com o que a consola poderá significar para o seu futuro na indústria.
É que a partir de agora, os estúdios vão ter de otimizar os seus jogos para 8 consolas. Do lado da Microsoft temos a Xbox One, Xbox One S, Xbox One X, e claro, as novas Series S e Series X. Entretanto, no lado da Sony, temos a PS4, PS4 Pro e ainda a nova PS5.
Dito tudo isto, alguns developers da Remedy Entertainment já vocalizaram as suas preocupações, apontando para um mundo de problema patrocinado pela Xbox Series X. Ao fim ao cabo, a Series X tem um GPU 61% mais fraco com apenas 4 TFLOPs (a Xbox Series X é capaz de 12 TFLOPs!) de poder computacional. Além disso, a consola mais barata também apenas dispõe de 10GB de memória RAM GDDR6.
A performance em jogo vai ser significativamente ‘capada’ na consola mais barata, mesmo que a Microsoft afirme que a consola é capaz de 1440p 60FPS. Temos de esperar para perceber o que isto vai dar… Mas é inegável que a Series S vai ter um impacto no mercado, positivo ou negativo é a questão do momento.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!