Caso não saiba, a TSMC é a maior fabricante de semi-condutores do planeta, no entanto, até a maior fabricante deste espaço irá ter algumas dificuldades com tudo aquilo que se está a passar com a Huawei. Ao fim ao cabo, a Gigante Chinesa é a segunda maior cliente da fabricante! Que por sua vez irá ter de desaparecer da lista devido à renovada proibição imposta pela administração liderada por Donald Trump.
Pois bem, estamos a falar de uma situação que aos olhos dos acionistas, criou alguma incerteza no futuro da gigante da produção de silício. E com razão!
A TSMC pode passar por um mau bocado… A culpa é da Huawei! Mais ou menos, na verdade, a culpa é mesmo dos Estados Unidos
Curiosamente, em Abril, a TSMC afirmou que queria mesmo ter o seu melhor ano de sempre, com receitas a ultrapassar os 15 ou 16 mil milhões de dólares. Tudo graças ao facto do COVID-19 não ter afetado significativamente a procura por chips em 2020.
Contudo, este cenário foi ‘morto’ a tiro em Maio, quando a administração liderada por Donald Trump proibiu todas as fabricantes de semi-condutores que utilizassem tecnologia Norte Americana de vender produtos à Huawei e suas afiliadas. Em suma, apesar da TSMC não ser Norte Americana, utiliza hardware e software nas suas linhas de produção criado nos Estados Unidos, o que claro está, obriga a fabricante a pedir uma licença especial ao governo Norte Americano, a mesma licença que a Google tem tentado desesperadamente conseguir sem grandes resultados. (Curiosamente, a Microsoft conseguiu).
As dores de cabeça para a TSMC e Huawei começam aqui…
A Huawei é a segunda maior cliente da TSMC, contribuindo 14% para as receitas totais da empresa. No entanto, se pensa que o problema é apenas monetário, está muito enganado…
É que o desaparecimento da Huawei da lista de clientes arruina completamente todos os planos que as ambas as empresas tinham relativamente à produção nos processos de 7nm, 5nm e 3nm. O que claro está, tem impacto no planeamento da TSMC a médio/longo prazo, visto que existem novas fábricas em construção, que se calhar não precisariam de existir, ou pelo menos não precisariam de ter tanta capacidade de produção.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!