A TSMC tem estado imparável em 2018, e pelos vistos, quer continuar com toda a força em 2019 e nos anos seguintes!
Afinal de contas, foi a primeira a chegar ao 7nm, já se encontra a trabalhar arduamente nos 5nm, e agora… Até já está a pensar nos 3nm!
Por isso, já obteve autorização para construir uma nova fábrica de produção de ‘Waffers’ de 3nm no parque científico no sul de Taiwan em Tainan.
A nova fábrica deverá usar 20% de energia renovável e 50% de água reciclada. E assim, o impacto ambiental foi aprovado pelo EPA – Environmental Protection Administration no dia 19 de Dezembro. Depois de várias preocupações acerca do uso de água e fontes de energia.
Dito isto, a TSMC deverá investir qualquer coisa como 20 milhões de dólares no projeto, com o princípio da construção marcada para o ano de 2022, e produção para o fim de 2022 ou início de 2023.
Em paralelo, a TSMC está também a construir uma fábrica de 5nm, que deverá começar a produzir já no próximo ano, ou o mais tardar, no início de 2020.
A TSMC é cada vez mais uma séria ameaça ao domínio da Intel!
A Intel sempre foi um supra-sumo na produção de processadores e na miniaturização dos seus transistores… No entanto, parece que de forma bem silenciosa, já foi ultrapassada pela TSMC!
Afinal de contas, enquanto que a Intel se encontra em dificuldades na passagem para os 10nm, a TSMC está a fechar cada vez mais contratos, e assim a ganhar cada vez mais importância no mercado de micro-processadores.
Isto, enquanto as linhas de produção da Intel têm muito que trabalhar para voltar a apanhar ou ultrapassar a concorrência:
Vamos falar um pouco de história, a Intel lançou o seu processo de fabrico de 14nm em 2013! Pois bem, estamos prestes a entrar em 2019, e a Intel continua a trabalhar com o mesmo processo… Enquanto que o lançamento dos primeiros produtos de 10nm são adiados, ano após ano.
Saiba mais aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!