Como deverá imaginar, temos muito boa gente pronta a meter as mãos na nova consola da Sony, a super poderosa PlayStation 5! No entanto, com um aumento da qualidade gráfica, é preciso ter a noção que também é preciso ter uma TV que consiga dar vazão a todas as valências do hardware da consola.
No entanto, em boa verdade, existe muita contra informação no mercado. Especialmente em relação a este tema de troca de TV com a chegada da nova geração de consolas.
A sua TV atual ‘aguenta’ a nova Sony PlayStation 5?
Portanto, temos muito boa a gente a afirmar que é (quase) obrigatório ter uma TV com suporte ao standard HDMI 2.1. O que claro está, elimina imediatamente muitas das TVs de gama baixa e de gama média do mercado, onde claro está, podemos encontrar a ‘best-seller’ Xiaomi 4S de 55” (4K).
Mas afinal, o que é o HDMI 2.1?
Muito resumidamente, o HDMI 2.1 é um salto geracional em relação ao standard anterior, trazendo algumas novidades e melhorias muito importantes. Em suma, estamos a falar de uma tecnologia que se foca em conseguir uma maior resolução. Ao também conseguir uma maior velocidade para a transferência de dados.
Ao fim ao cabo, a imagem que vemos no ecrã é apenas o resultado de vários pacotes de informação que é passado pela box, PC, ou consola. Por isso, quanto maior for a largura de banda da tecnologia de output de imagem… Maior será o potencial máximo da imagem que irá ver no seu televisor.
Assim, no caso do HDMI 2.1, a sugestão passa pelo facto de teoricamente ser possível chegar aos 4K a 120FPS na PlayStation 5 e Xbox Series X. Contudo, na minha opinião pessoal, não acredito que isto vá ser possível nesta nova geração de consolas.
Por isso, se por ventura está no mercado à procura de uma TV topo de gama como a LG CX OLED, ou a Sony Bravia A8 OLED, assegure-se que o HDMI 2.1 está presente. Caso contrário, uma Xiaomi 4S de 55” capaz de oferecer 4K a 60FPS vai ser mais do que suficiente.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!