A sua conta Netflix foi atacada? Veja o que fazer!

A Internet está cheia de perigos e alguns são mais comuns do que outros. Se até aqui eram os esquemas de phishing e os vírus a preocupar maioritariamente as pessoas, agora há muito mais dores de cabeça. Isto porque os roubos estenderam-se sobretudo aos nossos dados e também aos serviços que utilizamos. Dito isto, as contas de streaming estão a ser muito visadas e como tal todo o cuidado é pouco. Assim, se a sua conta Netflix foi atacada vamos dizer-lhe o que deve fazer.

A sua conta Netflix foi atacada? Veja o que fazer!

Como sabemos se fomos vítimas de um ataque?

A primeira coisa que devemos fazer é confirmar se a nossa conta Netflix ficou realmente comprometida. Felizmente, a Netflix facilita a verificação.

A sua conta Netflix foi atacada? Veja o que fazer!

Entre na sua conta

Muitos atacantes vão utilizar a sua conta sem mudarem os dados. Assim podem ir vendo o que querem e sem levantar suspeitas. No entanto, noutras ocasiões, podem mesmo mudar a sua password. Isso e também o endereço de e-mail. Se continuar a fazer login na sua conta pode ser uma boa notícia. Mas isto não significa que não hajam problemas.

Veja a secção continuar a ver como

Uma das pistas mais óbvias do acesso indevido à sua conta é quando as recomendações não parecem corresponder às suas preferências. Talvez seja um filme que nunca vimos ou uma série que surge como se já tivéssemos visto a primeira temporada.

A sua conta Netflix foi atacada? Veja o que fazer!

No entanto, este não é realmente um método infalível, pois existem formas de apagar séries e filmes desta lista. De qualquer forma, se algo estiver mal, deve definitivamente verificar o histórico da sua Conta Netflix.

Verifique a atividade recente de streaming

De certeza que sabe quem tem acesso à sua conta e como tal não é difícil verificar se há alguma atividade suspeita. Assim no Netflix carregue na imagem do seu perfil e aceda a conta.

Depois escolha a opção Atividade recente de streaming em dispositivos. Pode também seguir este link.

Aí passa a ter acesso a uma lista das utilizações. É a isto que tem de estar atento. Vamos ver esta situação. Surge uma utilização num Netflix no Chrome no Mac. Mas por acaso nem tem Mac nenhum em casa! Isto é logo um grande sinal de alerta. Outro pormenor está relacionado com a localização. Se mora numa determinada cidade, mas para além da sua zona tem sempre acessos de outros pontos do país é definitivamente estranho. É outro grande sinal de aviso.

Nessa altura deverá voltar ao ecrã de gestão de conta e escolher Terminar Sessão em todos os dispositivos. Assim quem estiver ligado vai deixar de estar. Nessa altura aproveite para mudar logo a palavra-passe. Assim vai evitar que lhe roubem e utilizem a sua conta Netflix.

O que fazer se a sua conta Netflix foi atacada e acedida por estranhos?

Infelizmente, para já, o Netflix ainda não tem autenticação de dois fatores. Assim temos de arranjar outras formas de cobrir o flanco. Ter um número de telefone associado é essencial. No caso de tudo correr mal pode ser uma excelente forma de recuperar a sua conta. No entanto a melhor forma é mesmo alterar frequentemente a sua palavra-passe. Eu sei que é chato mas vale a pena. Assim está mesmo a evitar que a conta caia nas mãos erradas.

Não se esqueça de ter uma password exclusiva da Netflix. Assim não deve ser utilizada noutros sites ou aplicações. Para além disso, deve ter, pelo menos, 8 caracteres. Tenha também em atenção que deverá ser constituída por uma combinação de letras, números e símbolos, e utilizar tanto maiúsculas quanto minúsculas.

Procura mais informações sobre o Netflix? Veja aqui como melhorar o serviço. Resolva todos os problemas com filmes e séries. Verifique se tem acesso à qualidade máxima. Veja aqui todos os códigos secretos.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também