A NVIDIA está a planear implementar algo completamente revolucionário na sua nova RTX 3090 (e restante gama), ao trazer um co-processador, bem como um PCB ‘dual-sided’. O que quer isto dizer se for verdade? Muito resumidamente, a nova geração de placas NVIDIA GeForce RTX 3000 irá contar com o tradicional GPU e memória num lado, e no outro, um co-processador transversal nunca antes visto na indústria.
A RTX 3090 vai ser poderosa, mas também muito diferente do normal
Portanto, como já deverá saber, já conhecemos um dos designs em teste para a refrigeração das novas placas gráficas NVIDIA (um de 3 designs em teste e validação). E pelos vistos, este design foi feito do zero para conseguir arrefecer 2 chips ao mesmo tempo. Sabe porquê? Porque vamos ter um novo co-processador com a grande missão de ajudar o GPU nos cálculos para o Ray Tracing em tempo real.
Ou seja, todos os núcleos Ray Tracing que podemos encontrar no GPU das RTX 2000 irão agora ter o seu próprio chip, no outro lado da placa gráfica. Algo que curiosamente a NVIDIA já patenteou em 2018, na altura em que lançou as suas primeiras placas gráficas com suporte à tecnologia.
Além de ser um design excelente para um aumento de performance no Ray-Tracing, também é muito mais barato de produzir para a NVIDIA! Aliás, até poderá dar origem a um novo tipo de produto
Caso não saiba, quanto maior for a complexidade de um chip, maior é a chance deste sair da linha de produção com defeito, sendo re-aproveitado para gamas mais baixas, ou acabando mesmo no lixo.
Por isso, ao retirar toda a lógica da tecnologia Ray-Tracing do GPU… A NVIDIA consegue ‘dividir para conquistar’, baixando a complexidade do GPU! O que claro está, irá resultar numa taxa de sucesso maior na produção.
Aliás, tudo isto poderá dar origem a um novo produto completamente novo, visto que a NVIDIA está a pensar se valerá ou não a pena lançar uma placa dedicada apenas e só para o Ray Tracing, trazendo a tecnologia para as placas que não tenham suporte nativo. Algo que na verdade é muito similar ao que já foi feito no passado com as placas PhysX.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!