A NVIDIA adora apostar em placas de gerações anteriores para as gamas mais baixas do mercado. É exatamente por isso que mesmo 1 ano após a chegada das RTX 40, que entretanto já substituiram a grande maioria das RTX 30 nas prateleiras das lojas, a RTX 3050 parece ter ainda forças para continuar.
Afinal de contas, apesar do facto de já existir uma RTX 4050 para portáteis, a versão desktop não existe, e muito provavelmente nunca vai ver a luz do dia.
A RTX 3050 vai voltar, outra vez, em 2024!
Portanto, na realidade, a RTX 3050 nunca desapareceu do mercado. Porém, a estratégia da NVIDIA à volta desta placa parece estar prestes a mudar em 2024, com a gigante das placas gráficas a desistir do lançamento de uma hipotética RTX 4050 para apostar todas as fichas na mais barata de produzir, mas velhinha, RTX 3050.
Sendo exatamente por isso que a NVIDIA já disponibilizou uma versão de 6GB da RTX 3050, a um preço mais baixo, de forma a tentar chamar a atenção dos consumidores menos endinheirados. Afinal, além de menos memória disponÃvel, a RTX 3050 6GB também tem menos largura de banda (96-bit em vez de 128-bit, o que por sua vez leva a placa aos aos 168 GB/s em vez de 224 GB/s).
Além disto, a RTX 3050 6GB também temos menos núcleo de processamento gráfico CUDA (2304 em vez de 2560). Como se isto não fosse suficiente, a frequência também baixou de forma considerável. Tudo isto faz com que a versão mais simples e barata da placa gráfica consuma menos energia! Por isso nem precisa de conectores PCIe extra.
Preços? Bem, as primeiras unidades chegaram à Europa a 185€. Um preço provavelmente exagerado para a placa que é, e que por isso mesmo deverá descer um pouco nas próximas semanas.
O que pensa sobre tudo isto? Será uma NVIDIA inteligente, ou apenas uma NVIDIA a tentar despachar os muitos GPUs Ampere que ainda tem em armazém? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!