Se há coisa que a Nintendo Switch provou, e que de certa forma a Xbox Series X também mostrou, é que a performance não é tudo dentro de uma geração de consolas.
A PS5 não é a consola mais poderosa do mercado, porém, é aquela que mais vende. De igual forma, a Nintendo Switch nunca foi a consola mais poderosa nas prateleiras, mas também foi aquela que mais vendeu (e vende) no mundo dos videojogos.
É exatamente por isso que, apesar de todos os rumores e leaks extremamente interessantes relativamente aquilo que a Sony está a preparar para a PlayStation 5 Pro, é inegável que a “coisa” tem de ter mais recheio que isto.
A PS5 Pro parece ser uma consola mais poderosa sim, mas também com uma grande vontade de se aproveitar de um dos lançamentos mais importantes do mundo dos videojogos… O lançamento do muito esperado Grand Theft Auto 6. Isso chega?
A PS5 Pro tem de ter mais objetivos. O GTA 6 não chega!
Portanto, é quase certo que a Sony se está a preparar para lançar uma versão um pouco mais poderosa da sua atual PlayStation 5, com uma data de lançamento apontada algures para a altura em que esta geração chega a meio do seu ciclo de vida, ou seja, em Outubro~Novembro de 2024.
A estratégia parece ser muito similar à de antigamente com a PS4 Pro ou Xbox One X.
Porém, existem diferenças entre o passado recente e o presente!
É que as antigas versões Pro chegaram ao mercado entre 2016 e 2017, altura em que as grandes fabricantes de TVs andavam a apostar forte e feio no 4K (Ultra HD), que claro, estavam a ser um sucesso.
Por isso, existia uma necessidade para consolas mais poderosas, capazes de ofereceres resoluções mais altas. Esta era a base para a PS4 Pro e Xbox One X. Existia mesmo um público alvo!
Agora, quase 8 anos depois, a história é um pouco diferente.
Sim, é verdade que já existem TVs 8K, mas ninguém as compra porque são caras, e verdade seja dita, a diferença entre 4K e 8K é muito difícil de identificar no dia-a-dia. Aliás, a PS5 Pro até deve chegar ao mercado sem suporte oficial 8K. Isso só deve ser acrescentado através de uma atualização de software, mais tarde.
Fica assim a ideia de que… O grande objetivo da Sony é lançar uma PS5 Pro, para oferecer a melhor forma de jogar GTA 6.
Afinal de contas, se há coisa mais rara que novas tecnologias de TV, ou novas consolas, é mesmo o lançamento de um Grand Theft Auto completamente novo.
Além disso, apesar de vários indícios a apontar para uma Xbox Series X nova, a realidade é que não são esperadas melhorias no campo da performance.
Por isso, a PS5 Pro deverá ser a consola mais poderosa desta geração.
Curiosamente, a Sony tem ainda a “ajuda” do facto de GTA 6 não sair no imediato para o PC, que é sempre a plataforma mais poderosa do mercado.
Assim, para oferecer uma melhor qualidade visual, mais FPS, etc… A Sony vai aumentar um pouco a frequência do CPU, vai revolucionar o GPU, e vai incluir mais memória. Além de tudo isto, vai ainda incluir a sua nova tecnologia PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution) com a ajuda de IA.
Porém, apesar de ser quase certo que a PS5 Slim vai baixar de preço com o lançamento da versão Pro, isto também deverá significar um preço significativamente mais alto face à atual consola da Sony. Quão mais alto? Não fazemos ideia.
Será que faz sentido para jogar apenas um jogo? Hmm… Vamos ter de esperar para ver.