Como deve saber, os Estados Unidos e China estão a meio de uma gigantesca guerra comercial, que aparentemente, não tem fim à vista… Pois bem, a grande arma nesta guerra, são as chamadas tarifas, com Donald Trump pronto a premir o gatilho!
A última proposta de aumento das taxas de importação, leva o imposto sobre os produtos Chineses, para os 25%. Onde claro está, podemos encontrar vários produtos eletrónicos, como os smartphones, smartwatches… E por fim, as consolas.
Dito isto, as grandes empresas desta indústria não estão muito felizes com a situação! Aliás, a Sony, Nintendo e Microsoft até já se uniram para tentar lutar contra o cada vez mais provável futuro.
Este aumento de tarifas, pode ter como consequência, um significativo aumento de preço nas consolas de geração e seus jogos!
Portanto, as 3 grandes empresas do mundo dos videojogos, já mandaram uma ‘carta aberta’ à administração liderada por Donald Trump.
Onde se pode ler, que as consolas deverão ser retiradas da lista, devido ao enorme impacto económico, que este aumento de preço poderá ter:
“Em particular, as tarifas nas consolas irão:
Lesar consumidores, estúdios de desenvolvimento, lojas e fabricantes. Além disto, milhares de empregos nos Estados Unidos irão ficar em risco. Bem como a inovação dentro desta mesmo indústria.
Enquanto continuamos a apreciar os esforços do governo, de forma a continuar a protecção à propriedade intelectual Norte Americana, o mal que estas tarifas poderão causar, irá destruir os reais objetivos destas leis.”
Para ter noção do impacto, cerca de 96% de todas as consolas vendidas nos Estados Unidos, foram fabricadas na China. Portanto, qualquer mudança na cadeia de produção/distribuição, irá resultar num aumento de custos, que como poderá imaginar, os consumidores é que irão pagar.
Aliás, isto poderá não só afetar os Estados Unidos… Visto que se por acaso a Microsoft, Sony e Nintendo, forem obrigadas a mudar a sua produção para outro local, irá ser um custo que irá cair nas carteiras de todos nós.
Assim, mais uma vez, uma decisão do governo de Donald Trump, volta a afetar quase todo o globo.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!