Quando se fala de TVs QLED, é muito provável que pense imediatamente na Samsung e na sua famosa gama de televisões. No entanto, o QLED da Samsung não é a implementação real da tecnologia, sendo apenas um termo de marketing, para definir a integração de Quantum Dots entre um painel LCD tradicional e o seu backlight.
Se realmente quer saber o que é uma televisão QLED a sério, fique a saber que o primeiro produto real, baseado na tecnologia, apenas foi apresentado agora! Pela Chinesa BOE, na forma de uma TV de 55” capaz de chegar aos 8K, com muito brilho, e claro, uma gama de cores incrível.
A primeira TV QLED ‘a sério’ já é real, mas não é da Samsung
Portanto, na verdade, esta nem é a primeira TV QLED “a sério”, apresentada pela BOE. Visto que a primeira foi apresentada há cerca de 2 anos, na altura, tendo como base uma resolução máximo de 4K, e claro, as mesmas 55 polegadas.
Dito tudo isto, este novo ecrã de 55” 8K AMQLED, utiliza tecnologia Quantum Dot eletroluminescente, sendo assim capaz de combinar o processo de condução TFT e a impressão a jato de tinta, para todas as camadas funcionais. É uma solução muito diferente relativamente aquilo que os consumidores conhecem como QLED, no mercado tradicional. Afinal, ao contrário do QLED da Samsung, ou da HiSense, nos painéis da BOE, cada pixel é capaz de emitir a sua própria luz. Ou seja, não é necessário um backlight.
Contudo, como estas TVs são apenas protótipos, a verdade é que ainda não existem TVs QLED no mercado. Mas… O que muda, na prática?
Muito resumidamente, um ciclo de vida mais longo, mais cores, e claro, um desaparecimento do sempre afamado backlight, como dissemos em cima. No QLED real, temos um painel cada quantum dot é capaz de gerar a sua própria luz, servindo também como píxeis independentes.
Assim, no futuro, o QLED pode vir a ser uma alternativa ao OLED, e também ao microLED.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Sabia que o QLED no mercado, não é bem QLED?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!