Por vezes é normal que um lançamento tenha alguns problemas… No entanto, depois das RTX 20 terem apresentado alguns problemas sérios nas primeiras unidades, parece que a NVIDIA voltou a não proteger o flanco! Afinal, temos várias unidades da RTX 3080 e RTX 3090 a apresentarem falhas irritantes para quem decidiu meter o dinheiro em cima da mesa tão cedo. (Estamos a falhar de ecrãs pretos e ‘crashes’ constantes)
Dito tudo isto, depois das várias parcerias terem vindo a público explicar o design das suas versões, nomeadamente na aplicação dos condensadores, agora foi a vez de a NVIDIA explicar o que realmente se passa.
A NVIDIA já veio a público falar sobre os problemas das RTX 30
Portanto, depois de lançar uma atualização de drivers que ao que tudo indica poderá ajudar a aliviar o problema, a NVIDIA também aproveitou a oportunidade para fazer algumas declarações oficiais acerca do assunto. Ora leia:
“Em relação aos designs dos nossos parceiros. Eles têm toda a liberdade de personalizar as suas placas, e nós acompanhamos todo o processo de forma muito próxima. Dito isto, o número de condensadores ‘POSCAP’ e ‘MLCC’ depende sempre muito do design de cada fabricante, não sendo indicativo da qualidade do produto final.”
Em suma, a NVIDIA indica que não existe uma especificação oficial. Visto que cada parceiro faz o que bem entender. Entretanto, as diferentes marcas já vieram a público falar da situação, confessando que decidiram mudar a configuração mais tarde para assegurar maior performance e estabilidade.
No entanto, segundo o especialista ‘der8auer’, a história parece estar um pouco mal contada!
der8auer decidiu sacrificar a sua RTX 3090 para basicamente fazer um ‘Cap Mod‘. Ou seja, irá mudar a configuração de condensadores para perceber se isto realmente tem um impacto assim tão grande na performance e estabilidade da placa gráfica.
Ao fim ao cabo, segundo o reputado ‘overclocker’, sempre que decidiu fazer isto, nunca conseguiu mais que 20~40MHz extra, por isso, acha estranho haver tanta conversa quando o problema parece estar mais nos 100~200MHz.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!