Como deve saber, apesar de todo o ‘hype’ estar à volta das novas RTX 40, baseadas na arquitetura Ada Lovelace de 5nm, a NVIDIA decidiu lançar uma nova placa gráfica de gama baixa, a 169€~179€. Estamos a falar da nova GeForce GTX 1630, que supostamente deveria servir de atualização à velhinha GTX 1050 Ti.
Pois… O problema é que a ‘nova’ GTX 1630, oferece a mesma exata performance que a ‘velha’ GTX 1050 Ti, isto ao mesmo tempo que chegou significativamente mais cara às prateleiras.
Estamos a falar de uma placa gráfica de 2022, contra uma placa gráfica de 2016. Um duelo que resulta num empate! O que se passa NVIDIA? Está tudo bem?
A NVIDIA GeForce GTX 1630 é uma GTX 1050 Ti mais cara
Portanto, verdade seja dita, se formos à procura de lógica no mundo das placas gráficas, nos últimos ~2 anos, vamos obviamente ter alguma dificuldade em encontrá-la. Mas, numa altura em que é esperada toda uma revolução tecnológica, com a AMD e NVIDIA a trazerem para o mercado, toda uma nova geração de placas gráficas, capazes de oferecer o dobro da performance das atuais RTX 30 e Radeon RX 6000… Eis que a NVIDIA decide lançar uma placa gráfica de gama baixa, que supostamente deveria ficar no lugar da velha GTX 1050 Ti, ao ser capaz de oferecer um nível de performance um pouco mais alto. Mas… Não!
Em suma, a GTX 1630 é rigorosamente igual à antiga GTX 1050 Ti, em termos de performance, ao mesmo tempo que custa mais dinheiro. Obviamente que não é tudo igual, a GTX 1630 já inclui um decoder com suporte aos codecs VP8 e H.265 (HVEC). Mas… Faz sentido?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que faz sentido lançar uma placa igual, a um preço superior? Especialmente quando isto deverá significar uma poupança para os lados da NVIDIA, que desta forma consegue aproveitar quota de produção em linhas mais recentes?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!