Caso não saiba, a recentemente lançada RTX 4090 da NVIDIA chegou ao mercado com uma nova entrada para a sua alimentação no campo do consumo de energia elétrica, a 12VHPWR, que por sua vez é capaz de garantir 600W de potência sem suar muito.
O problema é que a coisa veio com defeito!
A NVIDIA cometeu um erro ao adotar o novo padrão PCI
Portanto, tudo indica que a NVIDIA cometeu um erro ao adotar o novo conector PCIe 5.0, e a AMD tomou a melhor decisão possível ao permanecer com os velhos cabos de 6 e 8 pinos. Afinal, depois de uns quantos cabos derretidos, e placas gráficas inutilizadas, o conector 12VHPWR está agora a ser algo de um redesign. O que vai mudar?
Pois bem, parece que o conector vai ter mais proteções, e uma funcionalidade ‘grip’ para os 4 pinos adicionais para transferência de dados. Uma solução que já não vai adiantar de nada para as placas já lançadas, mas que poderá evitar mais alguns incêndios no futuro.
O que está a acontecer?
Bem, tudo indica que os utilizadores estão a ligar mal o cabo, ou a arrumá-lo com alguma agressividade dentro das caixas. Mas… Mesmo mal ligado, é notório que a coisa não foi bem pensada, visto que um cabo mal ligado, não deveria sequer tentar passar a quantidade de energia que este 12VHPWR é capaz de transportar.
Mesmo com estas mudanças, é muito provável que o problema continue, porque a atual implementação da NVIDIA não vai mudar, e pelos vistos, vai fazer parte de todas as placas gráficas RTX 40.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!