O mundo do hardware para PCs está louco com a chegada da nova geração de placas gráficas, especialmente quando falamos do lado da NVIDIA que anda a prometer mundo e fundos com a sua nova arquitetura Ampere. Pois bem, caso não saiba, a gigante das placas gráficas até já anunciou a sua primeira placa gráfica baseada nesta nova arquitetura, mas só agora é que começaram a chegar os benchmarks… Curioso?
Portanto, a NVIDIA anunciou o acelerador gráfico Ampere A100 no início do ano, sendo o primeiro GPU de 7nm com suporte ao standard PCIe 4.0 da empresa. Os entusiastas ficaram logo entusiasmados com o lançamento, mas não tivemos qualquer menção a performance… Até agora!
Pois bem, é aqui que entra Jules Urbach, o CEO da OTOY, uma empresa focada na computação gráfica na nuvem. Que claro está, meteu uma NVIDIA A100 a correr alguns benchmarks, nomeadamente o OctaneBench! Onde a nova placa conseguiu ser 43% mais rápida que a placa mais rápida da antiga geração Turing. No entanto, aqui temos de ter em conta que o GPU desta placa conta com 6912 núcleos CUDA bem como 40GB de memória HBM2 super rápida. Ou seja, a versão ‘gamer’ mais rápida da nova gama RTX 3000 não deverá contar com estas especificações técnicas, e por isso, deverá apresentar uma performance um pouco mais baixa.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Será a AMD capaz de fazer à NVIDIA, o que fez à Intel?
Existe muito ‘hype’ à volta daquilo que a AMD está a preparar para o mercado de placas gráficas! Um entusiasmo que de forma muito curiosa não perdeu força depois de todos os ‘leaks’ das placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 3000. Que por sua vez prometem um aumento de performance brutal em relação às atuais RTX 2000.
Leia o resto do artigo aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!