Acha que a nova NVIDIA GeForce RTX 4090 já oferece um nÃvel de performance absolutamente incrÃvel? Pois bem, ao que tudo indica, a NVIDIA tinha uma versão mais poderosa da placa em desenvolvimento, naquilo que deveria ser o lançamento de uma nova Titan, agora baseada na arquitetura Ada Lovelace.
Mas claro, se o consumo de energia elétrica da RTX 4090 já mete respeito, ao que tudo indica, a nova RTX Titan andou mesmo a derreter fontes. Que… Besta…
A nova NVIDIA Titan RTX andou a derreter fontes!
Portanto, a RTX Titan Ada Lovelace, ou RTX 4090 Ti, esteve mesmo prestes a ser uma realidade. Aliás, não foi por acasoque tivemos muitos rumores a apontar para uma placa gráfica equipada com 48GB de memória GDDR7 a 24 Gbps, que pelos vistos, iria consumir uns incrÃveis 900W.
Esta placa existe, esteve mesmo em desenvolvimento, mas foi adiada, ou quem sabe, cancelada, porque os consumos eram imprevisÃveis, e a dissipação de calor uma tarefa árdua. Estamos a falar de uma placa com um TDP de 900W, mas que por vezes, era capaz de ultrapassar os 1000W, sem grandes problemas. Além disto, a placa era tão grande, que nem podia ser montada na motherboard, de forma normal… Tinha de ficar de lado. Ou seja, podemos dizer que era a motherboard a ficar montada na placa gráfica.
A Titan Ada contava com o AD102 completamente desbloqueado, e como tal, era uma besta da computação gráfica. Mas isto também significava demasiado poder para atualidade, com fontes a falhar, e até placas a derreter.
A RTX Ada Titan pode ser uma realidade no futuro! Não vai ser tão ‘besta’, mas tem o potencial para ser incrÃvel
Dependendo de como a coisa correr neste inÃcio de um novo ciclo, a NVIDIA pode optar por lançar uma versão um pouco mais limitada da placa, ao mesmo tempo que aposta na nova memória GDDR7 de 27 Gbps. É esperar para ver!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!