Podemos dizer que os últimos dias têm sido uma autêntica loucura no mundo das placas gráficas! Afinal, temos a AMD e NVIDIA a fazer ‘tease’ à bruta das suas novas gamas de placas gráficas para o mundo dos PC’s Desktop. Aliás, até a Intel decidiu meter a colher na sopa, ao também vir falar um pouco sobre o seu esforço gráfico que começa finalmente a dar alguns frutos.
No entanto, no meio de tudo isto… Ficar a saber que a nova placa gráfica de gama média da NVIDIA (RTX 3060) poderá ser mais poderosa que a atual placa topo de gama e rainha do mercado gráfico há quase 2 ano… É sem dúvida uma mistura de emoções! Será mesmo verdade? Será que a NVIDIA percebeu que a AMD tem finalmente uma arquitetura competitiva e que é preciso meter as fichas todas em cima da mesa?
A nova NVIDIA RTX 3060 vai ser mais poderosa que a RTX 2080 Ti!?
Portanto, nos últimos dias tivemos vários ‘leaks’ acerca da nova gama de placas gráficas NVIDIA GeForce baseada na arquitetura Ampere, nomeadamente acerca do GPU GA100 que deverá dar vida à nova RTX 3080 Ti, um chip que é uma autêntica besta da performance. No entanto, além deste GPU, também tivemos acesso aos GPUs que deverão dar vida à s RTX 3070 e RTX 3060, no caso da RTX 3060, estamos a falar do GPU GA104.
Pois bem, qual é o nÃvel de performance do GPU GA104?Â
Muito resumidamente… Estamos a falar de um GPU com um potencial enorme! Aliás, é um chip capaz de oferecer mais desempenho que o GPU que dá vida à s atuais rainhas do mercado RTX 2080 Ti. Consegue imaginar uma placa gráfica mais poderosa que o atual modelo mais poderoso (e mais caro) do mercado, a menos de 500€?
Afinal, se os ‘leaks’ forem reais, podemos esperar 2560 núcleos CUDA, mais de 80 núcleos TR e mais de 320 núcleos. Tudo isto acompanhado com um GPU capaz de chegar aos 2GHz, e ainda memória GDDR6 16Gbps. Contudo, se por acaso já está super entusiasmado, é uma placa que apenas deverá chegar à s prateleiras em 2021.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!