Enquanto o mundo dos automóveis contínua a apostar nos carros elétricos a um ritmo bastante lento, apesar de cada vez termos mais marcas a entrar no mercado. Parece que a NASA decidiu dar um murro na mesa, e também tentar a sua sorte.
Portanto, como deve imaginar, a NASA não vende carros. Contudo, utiliza uma grande panóplia de máquinas alimentadas por combustíveis fósseis. Dito isto, é fácil dizer que o novo avião X-57 Maxwell da NASA, vai servir para tentar mudar a tendência energética da agência governamental, e quem sabe… A tendência energética de todo o mundo.
A NASA decidiu entrar no desenvolvimento de veículos elétricos
Assim, o X-57 é um avião experimental completamente elétrico que até já está em desenvolvimento há uma série de anos. Curiosamente, a NASA explicou numa publicação no seu blog, que o aparelho é basicamente um ‘retrofit’ de um outro modelo que originalmente utilizava motores de combustão.
Mais concretamente, estamos a falar de uma versão modificada de um Tecnam P2006T, que vê agora as suas hélices a serem alimentadas por motores elétricos em vez de motores a combustão.
Curiosamente, a ideia deste projeto é continuar a mudar várias peças do avião, evoluindo para um MOD 3 e MOD 4 (Estamos atualmente no MOD 2). E pelos vistos, a NASA tem todas as intenções de começar já os testes com esta versão.
Em suma, vai ser muito interessante ver o que esta máquina irá ser capaz de fazer no ar! Em comparação com os tradicionais aviões alimentados por combustíveis fósseis. Mas mais importante que isto, é ver a NASA a entrar neste mundo dos veículos elétricos. Quem sabe… Pode ser que existe um ‘breakthrough’ na tecnologia, com as muitas mentes brilhantes da NASA a trabalhar em conjunto com o mesmo objetivo.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.