Como se as atualizações terrÃveis ao Windows 10 não bastassem, parece que o Sistema Operativo da Microsoft também tem uma nova vulnerabilidade grave, que aparentemente já anda a ser aproveitada por vários atacantes. Assim, se um hacker conseguir fazer o ataque, poderá executar código ou infectar o aparelho com malware de forma remota.
A Microsoft já confirmou nova vulnerabilidade perigosa no Windows 10
Portanto, a falha involve a biblioteca Adobe Type Manager, que muito resumidamente ajuda o Windows a renderizar fontes. Dito isto:
“Existem múltiplas maneiras para um atacante aproveitar esta vulnerabilidade, como o envio de um ficheiro malicioso que no fundo parece algo perfeitamente normal, ou simplesmente usando a pré-visualização do Windows.” Ou seja, um simples envio de um documento word, poderá por o seu PC em risco. Em suma, estamos a falar de uma vulnerabilidade crÃtica, que é o ranking máximo da Microsoft.
Infelizmente, ainda não existe uma correção para o problema, com alguma especulação a apontar para o dia 14 de Abril, que costuma ser a altura em que a Microsoft lança a maioria das medidas de segurança (A segunda terça feira de cada mês).
Ainda assim, para evitar problemas de maior, a Microsoft está a planear desativar certas funcionalidades para tentar evitar mais ataques.
Windows 10 não é o fim! A Microsoft já mostrou o futuro
O Windows 10 foi lançado há cerca de 5 anos, atingindo finalmente em 2020 o marco que a Microsoft tanto desejava… O ‘bilião’ de sistemas com o Sistema Operativo instalado. Sim, é verdade que a empresa gostava de ter chegado a este número em 2017 ou 2018, mas apenas agora foi possÃvel. O que na verdade não é vergonha nenhuma, visto que é um número realmente gigantesco e impressionante para o mercado de PCs. Ou seja, o Windows 10 eclipsou completamente (finalmente!) o velhinho mas ainda popular Windows 7.
Dito tudo isto, parece que a Microsoft está a preparar algumas surpresas, para não só melhorar o seu SO, como também lavar um pouco a cara do software.
Leia o resto do artigo aqui.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!