A Intel vai mesmo apostar na retro-compatibilidade nos próximos CPUs

A Intel nunca foi muito fã de apostar na retro-compatibilidade entre plataformas, preferindo sempre (ou quase sempre) lançar uma nova gama de chipsets para que as parceiras enchem as prateleiras com novas motherboards… O que claro está, significa mais dinheirinho do bom a entrar no cofres da empresa. No entanto, agora que a AMD fez o impensável ao dominar o mercado de processadores Desktop, talvez seja boa ideia mudar um pouco a estratégia de forma a voltar a ganhar a confiança dos utilizadores.

Ao fim ao cabo, como deve saber, a plataforma AM4 da AMD suporta quase toda a gama de processadores Ryzen, desde a primeira geração de 2017 até à nova geração que deverá sair no fim do ano, na forma dos Ryzen 4000 baseados na arquitetura Zen 3.



A Intel vai mesmo apostar na retro-compatibilidade nos próximos CPUs

10900k, intel, i9

Portanto, este nem é o primeiro indício que a Intel irá mesmo apostar na retro-compatibilidade entre as gerações Intel Core 10000 e Intel Core 11000. Visto que algumas motherboards Z490 já trazem suporte (limitado) ao standard PCIe 4.0, algo que apenas deverá ser útil na próxima geração de CPUs.

Ainda assim, apesar de ser algo que já todos estamos a contar, é sempre bom ver a primeira menção oficial de uma fabricante relativamente a este assunto! Visto que a MSI deixou escapar o suporte aos processadores ’11th Gen “Rocket Lake-S’ no manual da uma motherboard H410.

Entretanto, é esperado que esta nova gama de processadores seja capaz de fazer tremer a AMD! Visto que apesar do processo de produção ser exatamente o mesmo (14nm), a arquitetura vai ser agora completamente nova, deixando a velhinha Skylake para trás. (A arquitetura foi originalmente pensada para o processo de 10nm, mas foi entretanto adaptada às linhas de produção de 14nm)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também