A Huawei está mesmo de olhos postos nas placas gráficas!

Isto é super interessante! Enquanto está tudo à espera que a Intel revele as suas primeiras placas gráficas, e que a AMD lance a sua nova arquitetura RDNA 2 (algo que até tem assustado a NVIDIA) … A Huawei está a fazer o seu trabalhinho, em silêncio, sem chatear ninguém, mas com muito potencial para oferecer!

Visto que tudo aponta para a gigante Chinesa já esteja a dar os toques finais na sua primeira placa gráfica, depois de vários anos de desenvolvimento direcionado para o mercado empresarial e de servidores.

A Huawei tem a missão de lançar a primeira placa gráfica dedicada Chinesa!

placa gráfica huawei

Portanto, o mundo das placas gráficas está prestes a receber uma nova fabricante, vinda diretamente da China. Afinal de contas, a Huawei acabou de criar uma nova divisão com o nome ‘Cloud and IA Business Group”, que pelos vistos tem o grande objetivo de levar alguma luta à Intel, NVIDIA e AMD. (Primeiramente no mundo empresarial)



Estamos a falar de uma empresa com bastante talento no design e desenvolvimento de micro-processadores! Mas GPUs? Isto é uma novidade para muitos

Caso não saiba, todos os smartphones Huawei são baseados em processadores desenvolvidos pela própria (Kirin). Aliás, a Huawei até chegou primeiro aos 7nm que a própria Qualcomm, sendo também a primeira fabricante do planeta a conseguir produzir um SoC com modem 5G integrado. Além disto, estamos também a falar de uma empresa que já tem no mercado o Kunpeng 920, um CPU para servidores com 64 núcleos, que muito provavelmente irá dar vida ao serviço de jogos na Cloud da Tencent.

Mas porquê esta aposta nas placas gráficas?

Existe pelo menos uma razão para a Huawei expandir os seus horizontes para esta indústria… A empresa já criou e lançou várias soluções de aceleração IA capazes de competir com a NVIDIA! Afinal de contas, o chip Huawei Ascend 910 é 2x mais rápido que o GPU NVIDIA Tesla V100 em certas situações.

Por isso, faz todo o sentido para a Huawei apostar no lucrativo mercado da alta computação gráfica. Até porque com tanto desenvolvimento já feito, pode ser uma boa ideia ser uma fabricante de renome neste campo. Especialmente agora que o governo Chinês quer remover toda a tecnologia estrangeira da equação.

Ou seja, é provável que as placas gráficas Huawei estejam estar relacionadas com os planos do governo Chinês de alcançar a independência tecnológica. Devido a isso, eu não me admiraria nada de ver placas gráficas no mercado de consumo tradicional, após 1 ou 2 anos a lutar com a Intel, NVIDIA e AMD no mundo empresarial.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também