A Huawei está mesmo a planear entrar no mundo dos PCs!

A Huawei está mesmo apostada em ser completamente independente de outras fabricantes, por isso, até já está um preparar um PC Desktop completamente seu, equipado com uma motherboard personalizada, processadores da sua autoria, e até um Sistema Operativo proveniente dos seus laboratórios de desenvolvimento.

Afinal de contas, caso não saiba, o governo Chinês quer retirar toda a tecnologia estrangeira atualmente em uso nos seus ministérios e restante rede pública. Por isso, a Huawei viu aqui uma excelente oportunidade de se meter num novo mercado, ao mesmo tempo que ganha uns trocos valentes.

A Huawei está mesmo a planear entrar no mundo dos PCs!

Mas sabe o porquê deste esforço do governo Chinês? É que ao mesmo tempo que os Estados Unidos estão constantemente a dizer que a tecnologia Chinesa nos espia… A China também não acha muita piada a ter processadores Intel, AMD, placas gráficas NVIDIA ou sistemas operativos da Microsoft nas suas máquinas, por ter medo de existirem fugas de informação.

Dito tudo isto, graças ao canal de YouTube “二斤自制”, já temos uma ideia daquilo que a Huawei vai ser capaz de oferecer nos seus próprios PCs Desktop! Ao trazer para cima da mesa um processador Kunpeng 920 de 7nm, equipado com 8 núcleos de processamento, montado numa motherboard Huawei D920S10, que funciona graças a uma versão altamente modificada do SO Linux.

Além de tudo isto, parece que a máquina foi montada por um parceiro da Huawei, contando com 16GB de memória DDR4-2666MHz e ainda um SSD de 256GB.

Também vos relembro que existem vários rumores a sugerir uma entrada da Huawei no mercado de placas gráficas. Ora leia:

Performance

Antes de mais nada, é preciso ter em consideração que esta deverá ser uma máquina focada na produtividade, não sendo nenhum monstro da computação.

Dito isto, no teste Blender BMW, a máquina conseguiu terminar a renderização em 11 minutos e 47 segundos, o que é bastante lento. Posteriormente, ficou provado que streaming de conteúdo 4K não é grande problema, ao contrário da reprodução local que sofreu com encoding fraco do sistema.

Entretanto, como estamos a falar de um Linux altamente modificado, não existem muitas aplicações. Aliás, para ter acesso à plataforma, tem de pagar 800 Yuan (115$), isto em cima do custo da máquina que se situa nos 7500 Yuan (1060$).


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também