A Huawei continua a viver um autêntico pesadelo graças à proibição imposta por Donald Trump em Maio de 2019. Uma proibição que entretanto já evoluiu, e até já chegou ao ponto de terminar com uma das relações mais importantes da gigante Chinesa… A parceria com a TSMC, a melhor e maior fabricante de condutores do planeta.
Dito isto, a verdade é que a Huawei não é a única fabricante Chinesa de smartphones a ter sucesso no mercado. Também temos a Xiaomi! Aliás, é bastante fácil dizer que os fãs desta fabricante até são bem mais entusiastas e fanáticos em comparação aos fãs da Huawei. O que levanta uma questão… Porque estão todas as armas apontadas à Huawei, enquanto a Xiaomi faz basicamente o quer no mercado mundial?
A Huawei é atacada forte e feio por Trump! Então… E a Xiaomi?
Portanto, a resposta é muito simples, ao contrário da Huawei, a Xiaomi é muito mais focada na eletrónica de consumo, ao mesmo tempo que também brinca um bocadinho com outros mercados menos importantes com parcerias com outras empresas. (Não é por acaso que vemos malas, escovas de dentes e aspiradores Xiaomi no mercado).
Curiosamente, a ZTE também foi temporariamente banida pelo governo Norte-Americano. (Venderam smartphones a um país que estava banido da lista de vendas dos USA.) No entanto, já voltou. Ainda assim, é também preciso dizer que existiam algumas suspeitas à volta da ZTE, devido ao facto de um dos fundadores ter pertencido à força militar Chinesa.
Em suma, o que faz com que a Xiaomi não signifique qualquer tipo de ameaça para o governo Norte-Americano, é o facto que ao contrário da Huawei, a Xiaomi não tem grandes investimentos em infraestruturas de hardware.
Muito resumidamente, como até já deverá saber, o problema dos Estados Unidos com a Huawei não está no facto da Huawei ter crescido forte e feio no mundo Android… Está sim no mundo do 5G! Onde a Huawei é rainha e senhora, com patentes e contratos para dar e vender.
Curiosamente, a Xiaomi até sofreu bastante com a proibição imposta sobre a Huawei. Visto que com o desaparecimento dos serviços Google, a Huawei apostou forte e feio no mercado Chinês, roubado espaço às suas rivais diretas, como a Xiaomi, Vivo e Oppo.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!