A Google é conhecida por ser a grandiosa gigante da pesquisa, que sabe tudo sobre todos, em qualquer altura do dia. No entanto, é também conhecida por ser uma autêntica de câmera de vigilância que nunca dorme, o que traz alguns receios para cima da mesa dos utilizadores.
Pois bem, na passada quarta-feira, a Google anunciou várias mudanças à maneira como lida com os dados armazenados, a começar pelos utilizadores mais recentes. O que curiosamente inclui uma maneira nova e bem mais facilitada de apagar dados armazenados nos servidores da gigante Norte Americana.
A Google vai começar a apagar históricos automaticamente!
Portanto, num anúncio recente, o CEO da Google (Sundar Pichai) voltou a garantir que o foco da empresa está na segurança, privacidade e claro, dar escolhas ao consumidor. Ora leia:
“Enquanto desenhamos os nossos produtos, focamo-nos em três princípios importantes: Manter a informação segura, tratá-la com responsabilidade, ao mesmo tempo metemos os utilizadores no controlo. Por isso, hoje, estamos a anunciar várias melhorias para nos ajudar nessa mesma missão.”
Dito tudo isto, a funcionalidade ‘Auto-Delete’ vai tratar do histórico de pesquisa (na web ou em aplicações), histórico de localização e ainda comandos de voz guardados se por ventura gosta de usar o Google Assistente num aparelho smart. Caso não saiba, a Google tem um log de tudo o que faz na página My Activity, onde poderá ver tudo o que andou a fazer, e claro, o que a empresa guardou. Aqui poderá manualmente escolher o que apagar.
Curiosamente, no passado, a Google ficava com esta informação indefinidamente. Mas em 2019 decidiu começar a mudar a sua estratégia, para muito provavelmente evitar multas, e dar um novo tipo de controlo aos utilizadores.
Em suma, a partir de agora, irá ter mais controlo sobre a informação que fica guardada nos servidores da Google. Entretanto, os utilizadores que entrarem agora no ecossistema, irão ter a funcionalidade ativada por defeito, ou seja, a informação recolhida ficará disponível apenas durante 18 meses.
Nota: O sistema também limpa o histórico do YouTube, mas aqui o default é 3 anos em vez de 18 meses.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!