A ATI Radeon R300 tem 20 anos, mas tem drivers novas!

Ao que tudo indica, segundo um dos sites mais focados no mundo Linux, Phoronix, as gama de placas gráficas ATI Radeon R300, R400 e R500, vão receber atualizações de drivers para este SO. Algo incrível, porque estamos a falar de produtos com mais ou menos 20 anos de vida!

A ATI Radeon R300 tem 20 anos, mas tem drivers novas!

Portanto, como é óbvio, estas drivers não são oficiais, ou seja, não estão a ser desenvolvidas e lançadas pela AMD. Todo o trabalho está a ser feito pela developer Emma Anholt, com o grande objetivo de permitir que estas placas gráficas tenham acesso a algumas especificidades da biblioteca Mesa 3D.

Mas o que significa isto para estas placas gráficas, na prática?

Bem, 20 anos depois, vão ter um aumento de performance, tanto em jogos, como noutras tarefas. Obviamente que não pode estar à espera de jogar títulos como Cyberpunk 2077, mas os jogos daquela altura? As melhorias vão ser muito significativas.

Entretanto, para ter a noção de como as coisas mudaram, as ATI Radeon R500 eram baseadas num processo de 90nn, com a topo de gama X1800 XT a chegar a uns incríveis 83 Gglops de performance computacional. Sim, Giga não Tera como hoje em dia.

Se meter uma destas placas ao lado da RTX 3090 da NVIDIA, capaz de 35 TFlops de potência computacional, as velhas ATI Radeon até choram de vergonha. Mas é assim que as coisas funcionam. Passaram 20 anos. Por isso mesmo é que é incrível ver o mundo Linux a oferecer suporte a este hardware obsoleto.

Aliás, o suporte e competência é tanto, que mesmo após o lançamento, já há planos para testes exaustivos, de forma a perceber se as drivers funcionam de forma convincente, ou não.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Fã do mundo Linux? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também