Provavelmente já devem ter lido teorias da conspiração a dizer que a Apple diminui a velocidade dos seus iPhones e MacBooks antigos sempre que lança um novo modelo, táctica conhecida como “obsolescência planeada”.
- Obsolescência planeada é uma estratégia industrial que tenta encorajar os consumidores a actualizarem os seus produtos mais cedo do que o necessário.
No entanto não existe nenhuma prova concreta que a Apple realmente faça isto, ou será que existe ?
Na minha opinião a verdade está algures no meio… mas, vamos aos factos.
Facto nº 1
As acusações desta prática não se vê apenas nos telemóveis da marca
Facto nº2
Nada de actualizações ao hardware ou reparações em casa!
O plano é forçar os consumidores a actualizar os seus aparelhos mais cedo, fazendo-os também dependentes da marca para qualquer tipo de reparação ou apoio técnico.
Isto pode ser considerado como obsolescência planeada.
As acusações no iPhone também têm fundo de verdade ?
Depois do escândalo das baterias, que falámos aqui, muito se falou acerca do que a Apple faz aos seus aparelhos antigos para aumentar as vendas dos modelos mais recentes, mas talvez as coisas não sejam tão preto no branco quanto isso
A performance de um iPhone mais antigo é provavelmente impactada pelo lançamento de novas versões do iOS e pelas actualizações de aplicações.
Novas versões do sistema operativo iOS bem como as aplicações desenhadas para as suportar, possuem funcionalidades pensadas para funcionar com o hardware dos novos modelos, com isto em mente, é normal que os modelos mais antigos fiquem mais lentos.
Isto porque tanto o iOS como as actualizações das apps podem simplesmente não estar optimizadas para funcionar com os processadores dos modelos mais antigos.
Será apenas da nossa cabeça ?
A empresa Futuremark sugere que a percepção de que um iPhone está a ficar mais lento também vem de um efeito psicológico, em que sabendo que existe um modelo novo e superior, faz com que o nosso pareça inferior.
Um iPhone costuma durar mais tempo que um aparelho Android ?
Embora seja verdade que aparelhos mais velhos tenham tendência a ficar lentos, alguns modelos mais recentes como o iPhone 6s ainda têm um desempenho excelente.
O meu iPhone 6s é ainda extremamente rápido apesar de já ter 2 anos em cima.
Nota do redator: O meu irmão teve um iPhone 4s desde o seu lançamento(em 2011), telemóvel que durou até ao mês passado, morrendo nas mãos do meu sobrinho bebé, que o meteu dentro da sanita ! xD
Software
Em termos de obsolescência de software, os telemóveis Android tendem a não ter tantas actualizações de Sistema Operativo depois do seu lançamento, por isso é normal ficarem presos numa versão durante muito tempo, enquanto que um iPhone tem suporte da marca durante muito mais tempo, com actualizações disponíveis na hora.
Conclusão
A maior parte das pessoas quer ler “A Apple só quer é dinheiro, por isso mete os telemóveis mais lentos !“
Mas a realidade não é bem esta, visto que suporta muito mais os seus telemóveis que as marcas rivais Android.
Como disse em cima, a verdade está algures no meio, cabe a nós perceber onde investir o nosso dinheiro, porque também podem ter a certeza que esta prática não é apenas da Apple.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!