Atualmente temos apps para tudo. Umas são úteis, outras nem tanto. A aplicação de que vou falar a seguir é extremamente importante, está disponÃvel para Android e iOS e tem de ser rapidamente implementada em vários paÃses para ajudar a parar a transmissão deste novo coronavÃrus, ou seja, do COVID-19.
A app que precisamos para parar a transmissão do COVID-19!
A agência noticiosa Reuters relata que foi lançada uma nova aplicação para dispositivos móveis que ajuda as autoridades a saberem quem esteve em contacto com pessoas infectadas pelo coronavÃrus. A aplicação chama-se TraceTogether e troca sinais bluetooth entre os smartphones que estão a menos de dois metros de distância. Cada encontro fica armazenado localmente em cada smartphone.
Dito isto, quando uma pessoa é diagnosticada com o coronavÃrus, o ministério da saúde solicita que as informações do smartphone sejam enviadas para eles.
A app foi desenvolvida pela Agência de Tecnologia do Governo de Singapura e pelo Ministério da Saúde. Os dados armazenados nos smartphones das pessoas são encriptados e a aplicação não consegue aceder aos dados de localização de um utilizador.
Janil Puthucheary, ministro de Estado, afirmou que “a engenharia preservou a privacidade dos utilizadores.” O governo não está a forçar os cidadãos a instalarem a aplicação TraceTogether, mas incentiva as pessoas a fazê-lo. A listagem na App Store afirma que as funcionalidades do TraceTogether serão suspensas após o término da crise.
O paÃs está a levar esta pandemia muito a sério e implementou regras rÃgidas.
Por exemplo, em fevereiro, acusou um casal da China de fornecer à s autoridades informações falsas acerca dos seus movimentos; As autoridades de Singapura estavam a tentar acompanhar as interações sociais do casal no paÃs.
O TraceTogether está disponÃvel na App Store e na Google Play Store. Até ontem, Singapura tinha 385 casos confirmados de COVID-19 com zero mortes. Com a aplicação, o governo pode acompanhar as pessoas que estiveram em contacto com uma pessoa infectada e usar essas informações para impedir a propagação da doença.
Entretanto, não seria nada mau pensado se outros paÃses disponibilizassem uma aplicação semelhante para ajudar a diminuir a propagação do coronavÃrus.
Procura mais informações sobre o COVID-19? Leia também:
COVID-19: Veja onde há frescos, mercearia e produtos de higiene!
COVID-19: afinal como nasceu o hábito de lavar as mãos?
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!