Desde o anúncio da funcionalidade Smart Access Memory, que muito resumidamente permite aos novos Ryzen 5000 aceder à totalidade da VRAM da placa gráfica (Radeon RX)… Muito boa gente ficou preocupada! A pensar que isto iria ser algo exclusivo do universo AMD.
O que até faria algum sentido, mas que na verdade, é uma das coisas menos consumer friendly que uma fabricante pode fazer, especialmente no mundo dos PCs. Afinal, aqui, a regra é ser o mais aberto possível. Contudo, parece que este não vai ser mesmo o caso, a AMD tem todas as intenções de abrir as portas à NVIDIA.
- (Análise) Lian Li Lancool 215: Muita qualidade a baixo preço!
- A Sony quer lançar serviço similar ao Xbox Game Pass para a PS5
A AMD vai levar as suas funcionalidades para as placas da NVIDIA!?
Portanto, na semana passada, a NVIDIA confirmou que estava a trabalhar com a Intel para conseguir chegar a algo muito similar nas suas placas gráficas. Aliás, a NVIDIA afirmou que a funcionalidade nem era nada de especial. Tendo em conta que é algo que faz parte da própria especificação do standard PCIe. (Pois… Por que razão não foi implementada antes?)
Pois bem, entretanto, a própria AMD já veio a público dizer que o seu grupo Radeon também está a trabalhar com a Intel! De forma a levar a funcionalidade aos seus CPUs mais recentes. Curiosamente, o mesmo está acontecer com o grupo Ryzen, que está por sua vez a trabalhar com a NVIDIA para levar a funcionalidade às GPUs GeForce RTX.
Em suma, não fazemos ideia do quão personalizada é a solução da AMD… No entanto, é simplesmente brutal ver as grandes do mercado de PCs juntas para levar mais performance aos utilizadores. É isto que nós queremos, rivalidade, mas também abertura.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!