Bem, o tÃtulo está um pouco errado, visto que a AMD não vai acabar com os APUs. Ou seja, o que vai acontecer é simples… Todos os processadores da gigante dos microprocessadores vão começar a incluir um iGPU.
Assim, vai deixar de existir esta distinção, e ainda bem, visto que este pequeno componente ‘extra’ pode dar muito jeito aos utilizadores. Curiosamente, até é algo que já existe e é perfeitamente normal na gama de processadores Intel Core.
A AMD vai acabar com os APUs… E ainda bem!
Portanto, acabaram de chegar à Internet novas informações relativas às futuras iterações da arquitetura Zen. Dito isto, tudo indica que vamos ter um pequeno salto de performance com a arquitetura Zen 3+ alguras no fim do ano, o que deverá dar origem à gama de processadores Ryzen 6000.
E claro, no próximo ano, vamos ter a completamente nova arquitetura Zen 4, com irá dar vida aos Ryzen 7000, e pelos vistos, vai também significar uma mudança na estratégia da AMD. Uma gama de processadores que irão trazer suporte aos standards DDR5 e PCIe 5.0, e que pelos vistos, também vai trazer um iGPU Navi 2 dentro de todos os chips. Além disto, parece também agora confirmado que os processadores Zen 4 vão ser baseados no processo de 5nm da TSMC.
Curiosamente, a inclusão de um iGPU em todos os processadores da AMD parece passar a mensagem que a gigante dos processadores se vai focar inteiramente na produção de chiplets. O que na verdade faz todo o sentido, visto que fica muito mais fácil criar ou adaptar diferentes produtos, consoante as necessidades do mercado.
Além de tudo isto, temos também de ter em conta que o iGPU do processador pode também significar um aumento de performance. Afinal, já temos algumas aplicações capazes de acelerar certos workloads com o uso deste componente.
Em paralelo, os processadores da AMD também ficam muito mais apelativos para as OEMs, que podem assim montar máquinas sem GPUs dedicados, para as vender em massa para mercados especializados.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!