Como deve saber se está atento ao mundo dos PCs, nomeadamente na guerra Intel vs AMD, os Ryzen 3000 de 7nm estão a ser um estrondoso sucesso! No entanto, o que talvez não saiba é que os processadores de primeira geração Ryzen continuam a voar das prateleiras que nem pãezinhos quentes.
Sim! Os processadores Ryzen 1000 continuam a vender muito bem, sendo uma alternativa ‘budget’ muito interessante às versões mais potentes mas também significativamente mais caras. Por isso…
Parece que a AMD tem planos para os processadores Ryzen de 1ª geração!
Portanto, como os Ryzen 1000 continuam a ter uma excelente performance no mercado, a AMD até está a planear fazer uma atualização para esta gama de produtos, ao mudar o processo de produção de 14nm para uns mais eficientes 12nm.
Assim, o Ryzen 5 1600 que foi lançado em 2017 com o código ‘YD1600BBAE’, está agora a aparecer em várias lojas online com o código ‘YD1600BBAF’. E pelos vistos, se passarmos este novo código em ferramentas como o CPU-Z ou o HWInfo, é possível verificar que o processo não é o mesmo, com uma estranha mas ainda assim muito curiosa passagem para os 12nm.
É preciso ter em conta que a AMD ainda não confirmou nada… Por isso, não vamos levar isto 100% a sério, pelo menos ainda não! Contudo, já há quem tenha comprado um destes produtos, chegando à conclusão que o novo processador é capaz de aguentar frequências altas durante mais tempo, o que claro está está relacionado com a passagem para um processo mais eficiente e mais fresco, o que por sua vez também irá resultar num aumento de performance.
Esta passagem para os 12nm é realmente muito estranha… Mas pode ser algo relacionado com processadores Ryzen 5 2600 que por alguma razão não chegavam ao nível necessário. E por isso foram transformados nos ‘velhinhos’ Ryzen 5 1600. Ou então, também é possível que a GlobalFoundries tenha chegado à conclusão que é mais vantajoso apostar nos 12nm. (Em vez de manter um processo de 14nm ativo.)
Em suma, se for comprar um Ryzen 5 1600, é boa ideia optar pela versão ‘AF’ em vez da versão ‘AE’.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!