Se por acaso assistiu à Keynote da AMD na Computex 2019, sabe que Lisa Su (CEO da AMD), subiu ao palco para anunciar a chegada da revolucionária macro-arquitetura RDNA, que vem para o lugar da ‘velhinha’ GCN!
No entanto, parece que a nova arquitetura Radeon Navi, que não só vai fazer parte das consolas de nova geração (PS5 e Xbox Scarlett), como também deverá chegar ao mercado Desktop já no próximo mês com a RX 5700… Não é afinal baseada apenas e só no novo RDNA!
A arquitetura Navi é afinal uma ‘mistura’ entre a GCN e a nova macro-arquitetura RDNA!
Segundo as mais recentes informações, a arquitetura Radeon Navi não foi desenhada inteiramente com o RDNA em mente. Em vez disso, é baseada numa versão super ‘custom’ da GCN.
O que no fundo até faz sentido, e acaba por não ser nada de grave.
Em boa verdade, a AMD GCN já está no mercado de 2012, e por isso, os mais variados motores de jogo, já estão otimizados para aquilo que AMD andou a meter no mercado, nos últimos 8/9 anos.
O que claro está, inclui o mercado de consolas! Por isso, tendo em conta que as novas consolas vão apostar fortemente na retro-compatibilidade… Faz todo o sentido, que a micro-arquitetura Navi, pegue onde a macro-arquitetura GCN ficou.
Portanto, de uma forma muito resumida, a AMD Navi mantém o sangue GCN bem vivo, permitindo manter suporte com todas as ferramentas já no mercado. Ao mesmo tempo, que temos algumas melhorias de performance, graças às melhorias da nova RDNA.
Em suma, todos ganham! A Sony e Microsoft conseguem meter as mãos na tão desejada retro-compatibilidade. E a AMD consegue meter as mãos em fundos, para desenvolver novos produtos, e claro está, trabalhar no futuro das suas placas gráficas… O RDNA!
Isto tudo para dizer o quê… Vamos ter de esperar até 2020, para ver o poder da AMD Radeon RDNA, em toda a sua glória! Ainda assim, em 2019, temos expetativas bem altas, para aquilo que a arquitetura Navi tem para oferecer.
Aliás, a NVIDIA até parece estar com medo, tendo em conta, que está a preparar novos lançamentos, já para este verão!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!