Atenção! Google aperta o cerco às aplicações na Google Play Store

A Google Play Store nunca foi uma bandalheira. Ainda assim, sempre achámos que poderia ser ainda mais segura. A título de exemplo, a App Store da Apple tem fama de ter políticas muito mais rígidas ao nível da adição de aplicações.

Considerações à parte, a Google parece empenhada em querer fazer da sua loja um lugar muito mais seguro.

Depois de várias medidas que tem vindo a tomar, eis que chega mais uma.

A Google anunciou que vai remover as aplicações da sua loja que não cumpram a política de registo de chamadas e permissão de SMS.

Em primeiro lugar, quem revelou esta informação foi o Projet Strobe. Esta é uma iniciativa da Google que leva a segurança muito a sério. Inclusivamente levaram à morte da conhecida rede social Google+, que na realidade nunca descolou.

atenção! google aperta o cerco às aplicações na google play store

Na prática simplificar parece ser a palavra de ordem. A regra base é: apenas as aplicações desenvolvidas para um determinado fim é que devem ser capazes de aceder ao registo de chamadas ou permissão por SMS. É que muitos programadores mal intencionados colocaram determinadas funções nas suas aplicações para recolherem dados que poderiam ser vendidos ou utilizados à posteriori. Porque motivo é que um jogo necessita de aceder às suas SMS? ou às suas chamadas?

Algumas aplicações vão poder continuar a aceder aos dados, mas com determinadas regras

É verdade que muitas apps solicitavam algumas permissões aos utilizadores na altura da instalação. A questão é que estava tudo misturado e como tal por vezes passava despercebido. Agora quem quiser utilizar dados vai ter de avisar a Google e mais importante que isso, avisar como deve ser o utilizador.

atenção! google aperta o cerco às aplicações na google play store

Manter o ecossistema global do Android saudável é muito importante. Logo à partida aumenta a confiança dos utilizadores na própria loja.

Google Play Store: o que acontece às aplicações que recolhiam dados de chamadas e SMS?

Bem, já foram notificadas e têm o prazo de 90 dias para responder.

Quem quiser recolher estes dados vai necessitar de uma formulário de declaração de permissões.

Só com ele é que podem pensar sequer em recolher quaisquer dados. Quem não o fizer só tem dois caminhos. Ou retira estas permissões das aplicações ou vê a sua app a ser corrida do Google Play.

De facto a loja Google Play está cada vez melhor. Não é apenas a questão da segurança mas também a preocupação em garantir uma utilização mais simples. Exemplo disso é o novo indicador de armazenamento, conforme noticiámos aqui.

Play Store: Um novo indicador de armazenamento

Agora, quando abrir a Google Play Store e verificar as aplicações que já instalou, vai ter acesso a um novo indicador que revela quanto espaço de armazenamento está disponível para instalar novas aplicações.

Play Store

Google Play Store: como aceder a esta novidade

Aceder a esta funcionalidade é simples. Abra a Google Play Store no seu smartphone Android. Toque no menu encontrado à esquerda da barra de pesquisa. Clique em Minhas aplicações e jogos, deslize até ao separador Instalado e encontra as informações na parte superior.

Mas as funcionalidades não ficam por aqui

Entretanto, se estiver a ficar sem espaço de sem armazenamento e necessitar de arranjar algum, basta tocar na barra de estado de armazenamento e será conduzido à página de espaço livre. Aí, terá a hipótese de desinstalar qualquer aplicação de que não necessite. Em suna, o objetivo é sempre o mesmo. Arranjar mais espaço!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também