A AMD acabou de confirmar, que a sua terceira geração de processadores Ryzen para desktop, baseados na arquitetura Zen 2, serão lançados daqui a 6 meses!
E assim, também confirmou que a próxima geração da muito popular gama AMD Ryzen, irá ser compatÃvel com a já existente plataforma AM4. No entanto, vamos receber um novo chipset de seu nome X570, para substituir o atual topo de gama X470.
Os AMD Ryzen 3 ‘Matisse’ vão ter até 8 núcleos fÃsicos, 16 threads, frequências mais altas… E Suporte ao novo Standard PCIe 4.0!
Ao fim ao cabo, os AMD Ryzen 3000 vão ser lançados a meio de 2019, e não no inÃcio do ano, como os actuais Ryzen 2000… O que eventualmente, sugere um lançamento com toda a pompa e circunstância na Computex 2019.
Estes novos processadores vão ser baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm, que vai chegar ao mercado primeiramente pela mão dos CPUs de alta performance EPYC ‘Rome’.
Em suma, esta arquitetura de 7nm irá trazer uma significativa evolução na eficiência, frequências, e mais importante que tudo isto… Um enorme salto no IPC, em comparação aos atuais processadores Zen+.
Assim, no design apresentado pela CEO da AMD, podemos ver uma ‘die’ com 8 núcleos e 16 threads de 7nm… E logo ao lado uma outra ‘die’ focada no I/O de 14nm!
Portanto, vamos ver o design ‘chiplet’ que a AMD já tinha apresentado, nas primeiras demonstrações da nova famÃlia EPYC! (Que por acaso, a Intel também está a apostar, para se livrar das dificuldades com o processo de 10nm.
Entretanto, quanto à performance, a AMD mostrou várias ‘Previews’ ao mostrar um sistema equipado com uma ‘sample’ de 8 núcleos /16 threads da famÃlia Ryzen 3000, e ainda uma Radeon VII… Para jogar o exigente jogo Forza Horizon 4!
No fundo, a ideia foi podermos ver uma comparação em tempo real no Cinebench R15. Contra o CPU topo de gama da Intel! (Core i9-9900K)
Pode ver os resultados em baixo:
- Ryzen 3 (8 núcleos / 16 threads) – 2057 pontos e um pico de energia de 133.4W.
- Intel Core i9-9900K (8 núcleos / 16 threads) – 2040 pontos e um pico de energia de 179.9W.
O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!