A rede nacional de radiodifusão japonesa NHK lançou o primeiro canal de TV 8K do mundo. No entanto, esta não foi a única novidade. É que para além de ter iniciado as emissões neste formato ainda ofereceu televisões 8K e antenas parabólicas aos convidados de cerimónia de inauguração. A grande estrela deste arranque foi a obra-prima da história do cinema: 2001: Uma Odisseia no Espaço.
A transmissão do primeiro canal 8K começou com um clássico
É verdade que a adoção da televisão 8K ainda é um sonho para a maior parte do mundo. No entanto, no Japão, o governo pressionou as redes para que estejam à frente do resto do mundo. A NHK concordou de imediato e o desenvolvimento dos últimos anos culminou num canal dedicado de TV 8K.
Para a primeira transmissão televisiva de 8K, a NHK quis mostrar um clássico.
Infelizmente, apenas os filmes mais recentes foram gravados em 8K e não eram adequados à ocasião. Assim, para contornar essa situação, a NHK solicitou que a Warner Brothers examinasse os negativos originais do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço de 1968, que por acaso foi gravada numa película de 70 mm, a melhor da época.
Segundo a NHK, “as cenas famosas estão ainda mais vivas, com a atenção aos detalhes do diretor Stanley Kubrick expressa nas imagens extraordinárias”.
Aúdio de 22,2 canais!
Além de atualizar o filme para 8K, também melhoraram o áudio para suportar o sistema de 22,2 canais. Como o áudio tem alta fidelidade, é necessário um cabo próprio, para além dos quatro cabos HDMI necessários para a imagem.
Como imagina tudo isto tem o seu preço. Necessita de uma antena parabólica que custa cerca de 2000 Euros e de uma televisão que custa perto de 14 mil.
O novo canal 8K será transmitido exclusivamente no Japão durante 12 horas por dia.
Isto é sem dúvida uma boa preparação para as Olimpíadas de Tóquio de 2020, que a NHK transmitirá ao vivo em 8K. Entretanto o ministro das Comunicações, Masatoshi Ishida, já afirmou que espera que o Japão possa desempenhar um papel de liderança na transmissão de 8K.
Com o passar do tempo o 8K vai tornar-se o standard. No entanto, claro que vai levar algum tempo até que isso aconteça. Eventualmente vai estar disponível, numa primeira fase, em ecrãs de realidade virtual e em tablets. Só mais tarde deverá chegar às televisões. É que nas televisões é muito difícil ver a diferença entre resoluções altas como 4K ou 6k.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!