Embora os processadores para desktop AMD Ryzen, tenham conquistado a indústria… Parece que a empresa está a esquecer os consumidores mobile. Afinal de contas, um bom suporte de drivers faz toda a diferença! Uma atualização atempada pode não só aumentar a performance, como resolver vários problemas existentes, bem como outros que estão apenas a espreitar, à espera de aparecer.
Dito isto, na semana passada, a AMD foi alvo de várias críticas, devido à falta de suporte aos seus APUs AMD Ryzen Mobile, especialmente a parte gráfica, com utilizadores incapazes de jogar, ou mesmo trabalhar nas aplicações de edição da Adobe! Felizmente, a empresa já veio a público assumir os problemas, prometendo soluções!
Pois bem, após algumas desculpas, dizendo que as drivers tinham de ser feitas a pensar em cada configuração. E que a culpa é dos fabricantes dos portáteis… Eis que a AMD anunciou que irá ‘obrigar’ os fabricantes a lançar atualizações de drivers, pelo menos 2 vezes por ano.
“Estamos focados no nosso trabalho com os OEMs, de modo a que estes aumentem a frequência de atualizações das drivers AMD Ryzen Mobile. A partir de 2019, os nossos parceiros irão começar a lançar atualizações pelo menos 2 vezes por ano. No entanto, como as atualizações são da responsabilidade dos fabricantes, isto pode variar de plataforma para plataforma.”
Além disto, a AMD vai continuar a ‘estudar’ a situação. De maneira a perceber como poderá lançar atualizações diretamente para os portáteis equipados com processadores Ryzen Mobile.
Mas será que estas desculpas fazem sentido? Afinal de contas, a maioria dos portáteis no mercado, recebe atualizações de drivers atempadamente… Similarmente, em adição às atualizações dos OEMs, a NVIDIA também permite o download de uma driver própria para as suas placas gráficas mobile, diretamente do seu site! Algo que a AMD também deveria começar a fazer urgentemente, para evitar todos estes problemas.
Infelizmente, vários consumidores destes portáteis, viram-se forçados a instalar ‘à bruta’ as mais recentes drivers AMD, através do Windows Device Manager. Curiosamente, com uma boa taxa de sucesso, e com muitos poucos erros ou bugs. Isto depois de quase 12 meses em qualquer atualizações, e com uma performance Gaming deplorável.
Em suma, é extremamente positivo saber que a AMD está agora atenta à situação! Por isso, dentro em breve, devemos presenciar várias melhorias à performance dos APUs AMD Ryzen Mobile.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!