Apareceu na Internet uma listagem bastante interessante a mencionar o próximo APU da AMD, o Ryzen 7 3700U. Um registo que revela a configuração de núcleos de processamento, bem como as frequências do chip que deverá ser encontrado em vários portáteis já no próximo ano.
AMD Ryzen 7 3700U APU – Processador Quad-Core com um GPU integrado RX Vega 10
Atualmente, a AMD tem dentro da sua gama, alguns processadores (APUs) ‘Raven Ridge, que combinam núcleos CPU Zen+, com uma GPU integrada Vega, para Desktop e Portáteis.
No entanto, estes processadores fazem parte da família Ryzen 2000… E a AMD está prestes a lançar os novos Ryzen 3000, no início de 2019.
Dito isto, embora ainda não saibamos muito acerca dos novos processadores, alguns leaks como este, começam a revelar alguns detalhes chave!
O AMD Ryzen 3700U é um chip quad-core com 8 threads, e com as frequências 2.2GHz/3.8GHz. Além disto, conta com 4MB de cache L3 e 2MB de cache L2. Em termos de poderio gráfico, o chip tem um GPU integrado Radeon RX Vega 10, o que significa cerca de 640 processadores stream!
Tudo isto num ‘pacote’ de 15W, curiosamente bastante similar ao atual Ryzen 7 2700U.
Afinal de contas, o Ryzen 7 2700U tem exatamente as mesmas especificações, configuração de núcleos, frequências, GPU e até o mesmo TDP… Então, afinal o que é que muda entre o Ryzen 7 2700U e o Ryzen 7 3700U?
Tendo tudo isto em conta, parece que o AMD Ryzen 7 3700U é apenas um ‘rebrand’, mas ainda não o podemos afirmar com toda a certeza.
Até porque no passado, vários rumores/leaks mencionavam que os novos APU’s ‘Picasso’ iriam ser baseados na arquitetura Zen 2, senso assim chips de 7nm! O que faz todo o sentido, visto que a AMD está a apostar forte neste processo de fabrico da TSMC.
Por enquanto, vamos acreditar que este ‘novo’ CPU irá contar com núcleos Zen 2. (O que deverá aumentar imenso a performance deste processador.)
Contudo, também existe a possibilidade que a AMD meta um pouco os travões na nova geração de APUs.
Enquanto o processo de fabrico fica mais maduro… E o foco fica nos processadores para servidores e nos novos Ryzen 3000 para Desktop. É algo que ficaremos a saber nos próximos meses!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!