Caminhamos a passos largos para o Natal e a Samsung não é alheia a esta data. É que aparentemente o maior fabricante de smartphones do mundo está a pensar lançar um Samsung Galaxy Note 9 em branco.
Dizemos aparentemente porque nem a pessoa que divulgou esta foto na Internet, o conhecido leakster Evan Blass, consegue garantir a veracidade da mesma. Lembramos que ele é uma das fontes mais confiáveis de leaks no mundo da Internet.
Recebida como uma dica de uma fonte não identificada, a imagem branca Galaxy Note 9 com ares de marfim, parece legítima à primeira vista, embora isto não seja algo muito difícil de modificar.
No entanto, caso se confirme, junta-se às outras cores já existentes e que são sem dúvida muito atrativas.
Se tudo isto é verdade ou não, a Internet divide-se. É que o último dispositivo Galaxy Note disponível em branco foi o Note 5 “White Pearl” de 2015. O Galaxy S8 e S9 também não tiveram essa opção. Assim caso seja disponibilizado será algo interessante e mais raro.
O Galaxy Note 9 será, sem dúvida, uma opção muito interessante este Natal. Se está a pensar adquiri-lo existem, pelo menos, cinco caraterísticas interessantes que poderão fazer a diferença.
A bateria de 4000 mAh
A Samsung tem jogado de forma segura no campo das baterias. Especialmente, desde o problema com o Galaxy Note 7. Foi por isso que utilizou um tamanho de bateria menor para o Galaxy Note 8 e Galaxy S9.
Felizmente, a Samsung decidiu aumentar o tamanho da bateria no Galaxy Note 9. Assim, oferece uma bateria de 4.000mAh. Na prática é 17,5% maior do que a bateria de 3,300mAh do Galaxy Note 8 e 12,5% maior do que a bateria de 3,500mAh do Galaxy S9 Plus.
O tamanho da bateria também aproxima este telefone da Samsung da série Huawei Mate 10 que tem um tamanho idêntico. Mas a marca chinesa deverá revelar uma bateria ainda maior em seu próximo Mate 20.
A Inteligência Artificial
A Huawei marcou o rumo ao lançar uma série de funcionalidades relacionadas com a inteligência artificial nos seus telefones, superando os outros equipamentos da indústria. A característica mais relacionada com a IA nos smartphones é a função de reconhecimento de cenas, que utiliza a aprendizagem de máquina para reconhecer mais de uma dúzia de cenários e objetos e ajustar as configurações da câmara de acordo com o que se está a fotografar. Desde então, a LG aplicou a mesma tecnologia nos seus dispositivos ThinQ.
A Samsung seguiu os mesmos passos da Huawei e adotou o reconhecimento de cenas através da Inteligência Artificial para a Note 9. A empresa diz que a aplicação de câmara do Galaxy Note 9 é capaz de reconhecer 20 cenas, desde o pôr do sol a animais, passando pela comida. A partir daqui, ajusta as variáveis da câmara, como saturação e equilíbrio de brancos, para produzir os resultados desejados.
Importa salientar que esta não é a única funcionalidade de inteligência artificial inspirada na Huawei, uma vez que a Samsung também está a utilizar algoritmos baseados em IA para melhorar o desempenho do sistema.
Naturalmente, a Samsung não se limitou a seguir os passos da Huawei e adicionou os seus próprios truques. Assim, o Note 9 tem a capacidade de informar o utilizador se a imagem está desfocada, se alguém ficou com os olhos fechados, se há algum luz de fundo indesejada ou se a lente está suja.
Leia também: Samsung já permite a captura de vídeo em câmara lenta a 960fps
A nova S Pen
Ouvimos muito acerca da nova S Pen no período que antecedeu o lançamento do telefone, e é realmente um ponto de venda ainda mais exclusivo do Note 9. A S Pen agora utiliza conectividade Bluetooth LE e um botão que dá acesso a algumas funcionalidades interessantes.
Quer seja para ir navegando por apresentações, para ativar remotamente o obturador da câmara ou para controlar a música que está a ouvir, a nova S Pen está mais completa que nunca. O botão também é programável, para que possa escolher o que acontece quando pressiona, toca duas vezes ou fica a carregar no botão em questão.
A nova S Pen também carrega completamente em menos de um minuto. Dá para cerca de 200 cliques no botão.
Leia também: Cinco coisas que pode fazer com a nova S Pen
A nova capacidade de armazenamento base
Numa jogada interessante, a Samsung decidiu abandonar os 64GB no modelo base do Galaxy Note 9. Em vez disso, destacam-se os 128 GB de armazenamento expansível, o que deve ser suficiente para a grande maioria dos utilizadores.
A empresa também disponibiliza um modelo de 512GB, caso tenha necessidade de mais espaço.
A Samsung ouviu os utilizadores
Nem o Samsung Galaxy S8 nem o Note 8 tinham a melhor posição para o leitor de impressões digitais. Na verdade, era uma posição um pouco incómoda por surgir logo ao lado do sensor da câmara.
Felizmente, a Samsung ouviu os consumidores e colocou o sensor logo abaixo da caixa da câmara. Há também um espaço entre o sensor e o vidro da câmara.
Entretanto a Samsung também manteve as funcionalidades favoritas dos utilizadores. São elas a resistência à água, carregamento sem fios e até mesmo a saída para auscultadores.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!