Telemóvel novo nem sempre significa melhor bateria. Acredita?

No jornal The Washington Post, o jornalista Geoffrey A. Fowler realizou uma série de testes ao nível da duração da bateria em smartphones populares, incluindo dispositivos Android e iOS. Fowler descobriu que alguns dos novos dispositivos saíram-se pior do que os seus irmãos mais velhos. Afinal quem tem a melhor bateria?

Quanto mais novo, melhor bateria? ou não?

Isto, de facto, é algo estranho. É que todos achamos que quanto mais recente for um smartphone, melhor será a vida útil da bateria. No entanto, Fowler descobriu que, em alguns casos, o dispositivo mais antigo sai-se melhor do que o dispositivo mais novo quando se trata da duração da bateria.

O caso dos Google Pixel foge à regra…

Ao nível do sistema operativo Android, Fowler descobriu que o Google Pixel 2 e o Google Pixel 2 XL duram mais que o Google Pixel 3. Mas, os Pixels de segunda geração não se saíram tão bem quanto o Google Pixel 3 XL.

melhor bateria

… e o dos iPhone também!

No que diz respeito ao iOS, parece que o iPhone XS não se saiu tão bem quanto o iPhone X. Assim, o iPhone 8 Plus superou com distinção o iPhone XS e o XS Max.

telemóvel novo nem sempre significa melhor bateria. acredita?

De forma notável, o iPhone XR está no topo da lista quando se trata da duração da bateria, batendo um dos Android de topo – o Samsung Galaxy Note 9 – por uma ligeira margem.

Eis a tabela completa de resultados:

telemóvel novo nem sempre significa melhor bateria. acredita?

No entanto, apesar do que aconteceu com os Pixels e iPhones, a maioria dos resultados tende a dar razão à ideia de que os telefones mais novos têm mais autonomia que os telefones mais antigos. Entretanto, os resultados também sugerem que os smartphones maiores têm melhor duração da bateria, o que faz sentido, porque normalmente têm baterias maiores.

Um teste que colocou todos os dispositivos em pé de igualdade

Para realizar o seu teste e em primeiro lugar Fowler utilizou um medidor de luz para colocar todos os dispositivos com o mesmo nível de brilho. Assim, tudo esteve em pé de igualdade. Posteriormente utilizou um script para fazer os dispositivos passarem por diversas páginas na Internet. Os resultados que vê acima é o tempo que levou para cada dispositivo passar de 100% de bateria para o vazio.

Concorda com estes resultados? Tem alguma experiência que queira partilhar? Utilize a caixa do comentários.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também