Google continua com grandes dificuldades na fragmentação do Android

A Apple atualizou ontem a sua página de suporte da App Store, com os dados da distribuição do iOS referentes a Outubro.

Por isso, agora sabemos que em Outubro, 60% de todos os aparelhos iOS estão agora no iOS 12! (Que foi lançado há 44 dias.) Da restante percentagem, 29% continua com o iOS 11, e apenas 11% utilizam outras versões mais antigas.

No entanto, se limitar-mos os dados aos aparelhos iOS vendidos nos últimos 4 anos… A percentagem sobe para os 63% para o iOS 12, 30% para o iOS 11, descendo para 7% para as versões mais antigas.

É muito difícil discutir contras os benefícios do modelo que a Apple usa para o seu iOS… Isto porque a empresa controla o Hardware, o Software e ainda a distribuição de todas as atualizações! Afinal de contas, todos os aparelhos iOS recebem a atualização, assim que esta é lançada ao público.

O que em suma quer dizer, que os utilizadores têm acesso a todas as novas funcionalidades quase instantaneamente. Isto em paralelo com todas as correções a bugs e claro atualizações de segurança.

fragmentação do Android

Por outro lado, no Android, as coisas são bem diferentes! Embora a Google até tenha lançado uma tentativa de correção a este problema em Agosto de 2017… Na forma do ‘Project Treble’.

fragmentação do Android

Afinal de contas, com 28.2%, a versão mais usada do sistema operativo Android da Google, é o Android Nougat… Que foi lançado há mais de dois anos, em Agosto de 2016!

Posteriormente temos o Android Oreo com 21.5%! (Tendo sido lançado há 14 meses.) Com o Android Marshmallow com 3 anos, logo atrás, com 21.3%…

Como deve ter percebido, o Android P lançado há três meses, nem sequer aparece na lista… Isto porque não chega aos 0,1%.

Assim, enquanto que o Apple iOS 12, que foi lançado há 44 dias, já se encontra em 60% dos aparelhos iOS… O Android Pie, em 87 dias, não chega sequer aos 0,1%!

Curiosamente, existem mais aparelhos Android com a versão Android Gingerbread do ano 2010, do que com a versão mais recente de 2018.

Mas o que mais choca no meio disto tudo, é que no ano passado, a Google tentou corrigir esta fragmentação com o Android Oreo… Que por acaso até é uma excelente solução no papel. Mas claramente que após 14 meses, está a falhar redondamente.

A solução tem o nome de ‘Project Treble’, e oferece aos fabricantes como a Samsung, Huawei ou LG, uma maneira de separar a sua ‘Skin’ do núcleo do Android.

fragmentação do Android

Antes do Android Oreo, os fabricantes de terminais Android precisavam de trabalhar imenso na sua própria versão, antes de a conseguir distribuir aos seus mais variados aparelhos no mercado. Além disso, este software precisava de ser testado (e modificado) pelos fornecedores de rede móvel por esse mundo fora.

No entanto, com o ‘Project Treble’, este processo foi extremamente simplificado! Os fabricantes apenas precisam de aplicar a sua ‘Skin’ à nova versão do Android e fica tudo pronto. (Claro que as coisas não são bem assim, mas em comparação com o antigamente, as coisas estão BEEEM mais fáceis.)

No fundo, os fabricantes de telemóveis Android, já tiveram mais que um ano, para se habituarem e se moldarem à volta do Project Treble, sem sucesso… Mas o mais interessante, é que sabemos que o projecto funciona!

Como podemos ver alguns fabricantes como a OnePlus, que conseguiram lançar a sua versão do Android P para o OnePlus 6 em apenas 45 dias.

Contudo, como podemos ver pelos dados em cima, o ‘Project Treble’, não está a ter o sucesso que a Google ansiava… Pelo não por enquanto… E por isso, a Apple continua com uma grande vantagem no mercado. Conseguindo atualizações super rápidas, e suporte a telemóveis até 5 anos.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também