A Samsung tem estado bastante ocupada no registo de patentes nos últimos meses, com uma das mais recentes, a incluir possibilidades bastante curiosas para o futuro da gigante Sul Coreana.
Além de muitas outras coisas, a fabricante quer mudar um pouco a interface de utilizador! Ao incluir novas teclas virtuais, bem como a possibilidade de apertar o ecrã para fazer algumas acções pré-definidas.
O site SamMobile conseguiu meter as mãos nos detalhes da nova patente, descrevendo algumas coisas que até já chegaram ao mercado:
“A patente descreve várias implementações de teclas virtuais sensíveis a pressão. Uma das quais até já conhecemos bem, visto que a empresa já utilizou a tecnologia no Galaxy S8 e S9, no botão ‘home’ virtual.
Aliás, a Samsung descreve como diferentes níveis de pressão, originam acções diferentes. No entanto, a patente também fala de várias outras maneiras de implementar a mesma técnica.”
De acordo com esta patente, o smartphone seria capaz de medir a pressão em qualquer lado do ecrã, de modo a detetar um ‘apertão’. Aliás, parece que se apertasse forte o suficiente, poderemos até desligar/bloquear o ecrã.
Em paralelo, a patente também inclui alguns detalhes acerca de um botão ‘On/Off’ sensível a pressão, capaz de funcionar como uma tecla virtual ‘Home’.
Dependendo da força utilizada, o ecrã é desligado, o telemóvel reinicia, ou o modo de emergência é ativado! Contudo, para o utilizador não o fazer às cegas… Irá aparecer no ecrã uma indicação da opção a ser escolhida no momento, consoante o ‘apertão’ feito.
Em princípio, esta tecnologia poderá ser implementada noutros sítios, como nos botões de volume, ou quaisquer outros botões virtuais.
Claro que é preciso sempre avisar os leitores… A existência de uma patente, não significa imediatamente que a tecnologia irá ser algum dia implementada num aparelho.
No entanto, uma coisa é certa, a Samsung não tem qualquer medo de experimentar coisas novas…
Ainda por cima agora que a Huawei começa a ameaçar o seu trono no mercado de smartphones.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!