A Qualcomm deverá anunciar já no próximo mês, o seu mais recente e claro, mais poderoso chipset Snapdragon 8150.
O novo SoC topo de gama da Qualcomm irá ser produzido com o processo de fabrico de 7nm FinFET da TSMC, que irá resultar num aumento significativo de performance, e de eficiência energética.
Além disto, parece que a Qualcomm tirou uma página do livro da Huawei e do seu Kirin 980, ao implementar três ‘Clusters’ de CPUs, de modo a conseguir oferecer performance de topo, ao mesmo tempo que aproveita os núcleos ‘low-power’ para poupar energia em tarefas menos exigentes.
A Qualcomm poderá usar a mesma implementação da Huawei com o seu Kirin 980!
De acordo com o repórter Roland Quandt, o Snapdragon 8150 irá ser bastante semelhante ao Kirin 980, ao usar um design com três ‘Clusters’ de CPUs.
Temos de ter em conta, que Roland Quandt, foi o primeiro a afirmar que a Qualcomm iria desistir da nomenclatura ‘Snapdragon 855‘ para a sua linha de processadores pensada para smartphones e tablets.
Tudo isto devido à entrada da fabricante no mercado de computadores portáteis, por isso, para não existir confusão entre as duas linhas de produtos, a Qualcomm decidiu utilizar o nome ‘Snapdragon 8150‘ para o sucessor do Snapdragon 845.
Como mencionámos em cima, a Huawei também usa uma configuração bastante similar:
- Dois núcleos x 2.60GHz Cortex-A76
- Dois núcleos x 1.92GHz Cortex-A76
- Quatro núcleos x 1.8GHz Cortex-A55
Qualcomm is doing what Huawei does with the Kirin 980: using three CPU core clusters on the SM8150 (SDM855) – 4 "Silver", 2 "Gold", 2 "Gold+" cores.
— Roland Quandt (@rquandt) October 28, 2018
Em suma, de acordo com o que Roland Quandt partilhou no Twitter, o Qualcomm Snapdragon 8150 irá contar com dois núcleos ‘Gold+’. (Que deverão ser os núcleos mais poderosos e por isso com frequências mais altas.)
Afinal de contas, se os núcleos ‘Gold’ do Snapdragon 845 conseguem correr a 2.8GHz. (2.96GHz no smartphone ASUS ROG.) Então a Qualcomm não deverá ter grandes dificuldades a atingir os 3.0GHz com os novos ‘Gold+’.
Ou seja, para ajudar os núcleos ‘Gold+’, a Qualcomm irá ainda utilizar núcleos ‘Gold’. Que deverão basicamente funcionar a uma frequência um pouco mais baixa. Posteriormente, irá ainda implementar núcleos ‘Silver’, como a solução eficiente, para as tarefas menos exigentes.
Infelizmente ainda não temos qualquer ideia da performance do Snapdragon 8150… Mas é certo que deverá ser significativamente mais poderoso, em relação ao ‘antigo’ Snapdragon 845.
A Qualcomm está prestes a fazer o anúncio, e nessa altura já deveremos ter uma ideia daquilo que nos espera.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!