Bateria de Grafeno no Galaxy S10? Descubra as vantagens!

Em novembro passado, a Samsung recebeu uma nova patente. Tratava-se de uma solução baseada em grafeno que poderia levar as baterias a conseguirem uma capacidade 45% superior às das atuais baterias de íons de lítio. Agora, depois de anos de desenvolvimento, há uma luz ao fundo do túnel. Uma fonte ligada à indústria está a afirmar que as baterias de grafeno da Samsung estão praticamente prontas e podem até chegar aos dispositivos já no próximo ano.

bateria de grafeno no galaxy s10? descubra as vantagens!

Quais as vantagens de uma bateria de grafeno?

Como mencionado acima, um dos principais benefícios é sua capacidade de manter mais carga. No entanto, estas células também podem ser carregadas 5 vezes mais rápido que as soluções atuais. Isto significa que, enquanto uma bateria de íons de lítio pode demorar 1 hora até atingir um certo nível de carga. As alternativas de grafeno podem atingir o mesmo nível de carga em apenas 12 minutos.

de grafeno

Além disso, importa salientar que, apesar da taxa de carga mais rápida, as baterias de grafeno tendem a deteriorar-se menos.

Uma vez que a produção de baterias de grafeno começa a aumentar, elas podem acabar por se revelar mais baratas do que as soluções de íons de lítio. Também são mais interessantes de um ponto de vista ecológico. Por fim, e talvez a melhor característica seja o facto de não explodiram. Assim, não vai ocorrer qualquer cenário semelhante ao do Galaxy Note 7.

bateria de grafeno no galaxy s10? descubra as vantagens!

Neste momento, não se sabe quando é que a Samsung vai começar a utilizar as novas baterias nos seus smartphones. No entanto, o Galaxy S10 é um excelente candidato. Se este for o caso, tanto a duração da bateria quanto a velocidade de carregamento provavelmente vão exceder todos os resultados anteriores. Até mesmo os do Huawei Mate 20 Pro, que atinge 70% da carga em apenas 30 minutos.

De facto, o mundo da tecnologia não pára e o grafeno parece ser de facto o futuro. Ele está a ser utilizado nos mais diversos materiais, inclusivamente em muitos gadgets, alguns dos quais vamos testar em breve na Leak.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também