A OnePlus teve muito sucesso quando lançou o OnePlus One em 2014. Tratava-se de um topo-de-gama acessível e por isso levou um grande “gosto” por parte dos utilizadores. Agora, o fundador Pete Lau revelou que a sua empresa se quer expandir para outro mercado. Como tal a primeira televisão da OnePlus chega já no próximo ano.
De facto isto não é de estranhar. A Xiaomi que tem um enorme sucesso em tudo onde mete a mão, seguiu os mesmos passos. Na realidade, todas as televisões desta marca chinesa têm uma enorme procura. Os principais motivos para tal sucesso são a relação que existe entre preço e qualidade.
Voltando à OnePlus, o responsável afirmou à publicação Business Insider que 2019 deverá ser o ano de lançamento da primeira TV, comprometendo-se com atualizações durante cinco anos após o lançamento. Lau afirma que a TV vai necessitar de atualizações porque a experiência de utilização “não será algo perfeito” de imediato.
Inteligência artificial
Então, o que podemos esperar de uma televisão OnePlus? Lau fala de uma melhor conectividade entre o smartphone e a TV. O fundador também abordou as funcionalidades de inteligência artificial, embora não tenha divulgado o que vai implementar ao certo para melhorar a utilização.
Televisão da OnePlus: Preocupações com a segurança
O que sabe é que esta televisão terá uma câmara integrada, mas com as respetivas preocupações de privacidade. Eventualmente terá uma tampa que se pode fechar. Por fim, a comunidade OnePlus vai ser essencial para criar novas funcionalidades.
Ao nível do preço teremos eventualmente algo semelhante à Xiaomi. Aqui ficam alguns exemplos que muito provavelmente este fabricante vai seguir:
Xiaomi Mi TV 4S
Este equipamento que é uma versão melhorada da versão Mi TV 4A/4C destaca-se pela inclusão de um assistente de voz, acabamentos premium em metal, um maior número de portas e suporte para um comando Bluetooth.
A Mi TV 4S vem com um ecrã IPS LCD de 55 polegadas e resolução 4K (3840×2160 pixéis), ao qual se junta o suporte para conteúdos HDR. O painel LCD de 60Hz tem um tempo de resposta de 8ms e junta-se a um processador quad-core da Amlogic. Ao nível das especificações técnicas destaca-se ainda a placa gráfica Mali-450, 2GB de memória RAM e uma capacidade de armazenamento de 8GB eMMC5.1.
A Mi TV 4S utiliza a interface PatchWall UI baseada em Android que vem com um assistente de voz e um controlo remoto que comunica com os equipamentos por Bluetooth mas também por infravermelhos.
Por um preço a rondar os 387 Euros é sem dúvida uma opção muito muito interessante!
- Ecrã: 55 polegadas IPS LCD, resolução 4K, Tempo de resposta de 8ms
- Audio: Colunas 2×8 watt, Dolby Audio, DTS, DTS HD
- Portas: 3×HDMI (com ARC), 1x Porta ótica, 1× RF, 1×Ethernet, 2×USB, 1×S-PDIF
- Conetividade sem fios: Wi-Fi, Bluetooth
- Software: PatchWall UI, AI Voice Assistant, Mi Video Player
- Processador: Amlogic SoC (64-Bit 1.5GHz Cortex-A53 Quad-Core CPU + Mali-450 GPU @ 750Mhz)
- Memória: 2GB RAM, 8GB ROM
- Preço: 387 Euros
Mi TV 4C: Suporte para 4K HDR
A Mi TV 4C de 50 polegadas vem com suporte 4K HDR. Isto traduz-se numa resolução de 3840×2160 pixéis. A isto junta-se um ângulo de visualização de 178 graus e 50Hz. Importa ainda destacar que a nova TV tem uma resposta dinâmica de 9.5 milisegundos. Isto é algo especialmente bom para as cenas com muito movimento.
A nova Smart TV é alimentada por um processador quad-core de 64-bit Cortex A53 que opera a 1.5GHz. A isto junta-se o processador gráfico Mali-450, 2GB de memória e 8GB de capacidade de armazenamento. Ao nível do som destaca-se o suporta para Dolby.
Ao nível da conetividade destacam-se sobretudo as 3 portas HDMI, duas USB e uma Ethernet. Todas as portas estão disponíveis na parte lateral para facilitarem o acesso.
Ao nível do software destaca-se a interface proprietária da Xiaomi, PatchWall, baseada no sistema operativo Android. Esta interface inclui tecnologia de inteligência artificial que pode “adivinhar” as preferências do utilizador, baseando-se no seu histórico.
A Mi TV 4C vem com o habitual comando bluetooth com 11 botões que também suporta comandos de voz.
O preço desta televisão ronda os 284 Euros.