O Microsoft Edge representa, sem dúvida, uma melhoria em relação ao Internet Explorer, mas a grande maioria dos utilizadores do Windows 10 prefere o Chrome e Firefox. Será boa ideia forçar a utilização do Edge no Windows 10?
Edge no Windows 10? Chrome e Firefox continuam a ser os preferidos!
Apesar do Edge no Windows 10, a verdade é que quase 60% do mercado mundial utiliza o Chrome (segundo o site StatCounter). Esta deve ser uma das razões pela qual a Microsoft está a recorrer a métodos questionáveis para convencer os utilizadores do Windows 10a abrirem os braços ao Edge em vez de utilizarem outro navegador, como o Firefox ou o Google Chrome.
Uma mensagem que pode assustar
Agora que faltam apenas algumas semanas para a Microsoft lançar a sua Atualização do Windows 10 referente a outubro de 2018, algumas pessoas que já a estão a testar relatam ter visto um novo aviso ao tentar instalar um browser de terceiros. A mensagem diz: “Já tem Microsoft Edge – o navegador mais seguro e mais rápido para o Windows 10. ”
Edge no Windows 10: Duas opções à escolha
Assim eles são brindados com duas opções. Ou “Abrir o Microsoft Edge” ou “Instalar assim mesmo”. É verdade que o Windows 10 também oferece aos utilizadores a possibilidade de desativarem esta janela completamente. No entanto, se alguém menos habituado a essas andanças vir uma janela com este aviso, é normal que acabam por prestar atenção e façam o que ela indica.
O conhecido site The Verge lança alguma luz sobre o assunto. Refere que fontes ligadas aos planos da Microsoft referiram que a mensagem de aviso não será incluída na versão final da Atualização de outubro de 2018. No entanto, isto não significa que ela nunca será adicionada.
Esta não é a primeira vez em que a Microsoft tenta direcionar os utilizadores para o seu browser. Antigamente, os utilizadores do Windows 10 que preferiam o Chrome recebiam notificações acerca do Edge. Para além disso, durante um curto período, a Microsoft forçou os utilizadores do Mail do Windows 10 a utilizarem o Edge para abrir ligações de email. No entanto, isto foi revertido após as queixas dos utilizadores.
De facto não tem sido fácil fazer crescer o Edge no Windows 10. Não é que a Microsoft não tente. A questão é que o Chrome está muito enraizado nos utilizadores. Para além disso o grande número de extensões que estão disponíveis são, sem dúvida, uma mais valia!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!