A gigante chinesa de smartphones Xiaomi começou a lançar a ROM Estável do MIUI 10 para alguns smartphones. Mais especificamente esta atualização chegou agora ao Xiaomi 8 SE, Xiaomi Mi MIX2, Xiaomi Mi MIX, Xiaomi Mi 6, Xiaomi Mi 6X, Xiaomi Note 2 e 6 outros dispositivos. Lembramos que o MIUI 10 é baseado no Android Oreo 8.1.
Os dispositivos que recebem a versão estável do MIUI 10
A atualização chegam assim a 12 dispositivos Xiaomi. São eles Xiaomi 8SE, Xiaomi MIX 2, Xiaomi MIX, Xiaomi 6, Xiaomi 6X, Xiaomi 2, Xiaomi 5, Redmi 6 Pro, Redmi 6 e Redmi 6A, Redmi 5 e Redmi S2 . O teste para outros dispositivos, como o Mi 8, o MiX 2S, ainda não terminou.
A atualização estável está a ser implementada pelo método OTA (Over-the-Air) nos dispositivos. Os utilizadores podem ir diretamente ao menu de configurações. Posteriormente, têm de ir às atualizações do sistema. Aí verifiquem manualmente as atualizações, dando um clique no botão “Atualizar agora”. Os utilizadores que instalaram a versão de desenvolvimento MIUI nos seus dispositivos também podem atualizar para o MIUI 10.
O que muda nestes dispositivos com o novo MIUI 10?
Modo retrato para câmaras individuais
O modo retrato normalmente requer uma configuração de câmara dupla para capturar informações de profundidade e outros detalhes. No entanto no ano passado começamos a assistir a várias soluções baseadas em software para smartphones com apenas uma câmera e que apresentavam resultados muito interessantes.
É verdade que a Xiaomi já utiliza o modo retrato nos seus telefones com câmara dupla, mas uma das funcionalidades mais interessantes do MIUI 10 é o aparecimento de um novo modo retrato baseado em software para dispositivos com uma única câmara. A Xiaomi alega que treinou os seus algoritmos com mais de 100.000 fotos, por isso, esperamos uma qualidade muito boa.
Um menu “recentes” redesenhado
O MIUI 9 marcou a primeira grande incursão da Xiaomi numa interface especialmente adaptada para ecrãs com a proporção de 18: 9, já que adotou, por exemplo, os gestos para os seus smartphones de ecrã total. A nova atualização continua esta tendência.
O novo menu Recentes disponibiliza uma lista vertical de aplicações em execução, fazendo um uso total do espaço do ecrã expandido. Em paralelo, também pode deslizar as aplicações para as excluir ou ficar a tocar nas mesmas para obter mais opções.
Notificações inspiradas na natureza
Fazendo lembrar a interface TouchWiz da Samsung, a Xiaomi procurou a natureza para fornecer notificações e outros sons do sistema. A empresa afirmou que está a utilizar sons de gotas de água para os seus alertas, acrescentando que as notificações consecutivas vão resultar em diferentes sons.
Um temporizador para relaxar?
Outra das funcionalidades do MIUI 10 é a capacidade de executar um temporizador. Ele incorpora sons com temas da natureza à medida o tempo é contado. Esses temas são muito variados. Em primeiro, vão desde o som de florestas ao fogo. Depois só precisa de relaxar. Se teve um dia com algum stress, talvez este temporizador possa ajudar.
Volumes redesenhados de volume / brilho
Não é uma das maiores funcionalidades do MIUI 10, mas os novos controlos de volume / brilho destacam-se de outros smartphones.
Tocar nos botões de volume inicia a sobreposição do ajuste do volume no lado direito do ecrã (perto dos botões). Claro que isto pode variar segundo os temas e algumas vezes o indicador de som pode vir a aparecer na parte superior do ecrã.
Os dois controlos deslizantes também permitem ajustar o brilho/volume deslizando o dedo para qualquer local no painel. É um ajuste pequeno, mas bem-vindo.
Maior capacidade de resposta
À medida que o Android foi evoluindo, a Google esforçou-se para melhorar a velocidade e a fluidez da plataforma. A Xiaomi com a MIUI também fez disso uma prioridade nos lançamentos mais recentes, e a última versão é o exemplo disso.
Assim, esta empresa diz que implementou duas novas funcionalidades no MIUI 10 para acelerar as coisas. Na prática traduz-se num aumento de 10% no desempenho.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!