Astrónomos descobrem novo planeta com o dobro do tamanho da Terra

Quando os astrónomos procuram por exoplanetas, o objetivo real é encontrar um mundo distante que possa estar dentro do que os cientistas acreditam ser a zona habitável. Os planetas, que têm a temperatura certa para suportar água líquida na sua superfície, são normalmente a melhor aposta para encontrar vida extraterrestre. No entanto, por vezes, um exoplaneta hostil é igualmente interessante. Este é o caso de um mundo recém-descoberto chamado Wolf 503b.

O Wolf 503b tem quase o dobro do tamanho da Terra. Ainda assim, os investigadores não sabem se é um mundo rochoso como o nosso, ou uma bola de gás. Seja qual for o caso, viajar para o Wolf 503b certamente não seria uma boa ideia, dada a proximidade com a sua estrela. O planeta está ainda ainda mais perto da sua estrela, do que Mercúrio do Sol. Isto significa que o planeta é incrivelmente quente.

astrónomos descobrem novo planeta com o dobro do tamanho da terra

O planeta, que foi descoberto pelo telescópio espacial Kepler e a sua estrela estão, na verdade, relativamente próximos da Terra. Mais especificamente, estão a apenas 145 anos-luz do nosso planeta. É por este motivo que este planeta provavelmente será o próximo grande alvo do elescópio Espacial James Webb, caso os engenheiros o terminem mesmo de construir.

Com um telescópio mais potente, os cientistas vão poder avaliar a atmosfera do planeta e determinar se existe, ou não, água e hidrogénio. Não é possível saber se existem semelhanças com a Terra, sem o observarmos com mais detalhes. No entanto, com estimativas de temperatura próximas dos 500 graus é pouco provável que suporte vida.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também