A ‘alopecia androgenética‘, também conhecida como calvície, ou careca afeta metade dos homens com mais de 50 anos.
Dito isto, apesar do alto investimento nos estudos científicos, a cura ainda não foi descoberta… Contudo, é realmente algo interessante uma vez que os homens em geral temem a calvície e tendem a sentir-se menos sensuais!
Mas não se esconda… há carecas muito sensuais!
Por enquanto, o que temos à disposição são soluções farmacêuticas que impedem a queda dos fios mas que infelizmente não promovem o crescimento de novos fios. Paralelamente, também existe o demorado e caro transplante capilar.
O que a indústria farmacêutica está à procura é de um tratamento que recupere os fios já perdidos. E pelos vistos, surpreendentemente, esse dia já esteve mais longe!
No começo deste ano, a Universidade de Manchester (Reino Unido) anunciou que um medicamento para osteoporose acabou por causar “resultados dramáticos” no crescimento capilar! Tal aconteceu quando o produto foi aplicado em amostras de tecido de pele.
A notícia deixou o cientista Nathan Hawkshaw famoso no meio científico! “A cada duas semanas aparece alguma novidade sobre a perda capilar. Contudo, nenhuma gera tanta atenção dos mídia quanto a que eu recebi”, afirma ele.
“Tudo começou com o medicamento Ciclosporina A, um imunodepressor, normalmente usado em pacientes que receberam um órgão transplantado. Basicamente, é usado para que o corpo não ataque o novo tecido… No entanto, estes pacientes têm maior crescimento capilar.
“A grande problemática é não querer dar este fármaco uma vez que este suprime o sistema imunitário dos pacientes. Dito isto, usei este fármaco para tratar os folículos humanos em laboratório para tentar identificar qual o processo de funcionamento”.
Em suma, esta observação demonstrou que o medicamento ataca a proteína SPFP1, que afeta o crescimento folicular.
Assim sendo o cientista debruçou-se num medicamento antigo, o ‘WAY-316606’, para a osteoporose e descobriu que essa substância atacava essa proteína com maior precisão!
Assim sendo, aplicou o medicamento em pequenas amostras de couro cabeludo doadas por clínicas de transplante.
“Normalmente fazemos as experiências durante uma semana. Colocamos os folículos num recipiente e extraordinariamente, este medicamento aumentou o crescimento capilar em dois dias! Para além disso, também deixou o cabelo mais saudável. Quando olha para os folículos, eles apresentam-se maiores e mais grossos. Isto é muito promissor!”.
A indústria farmacêutica Giuliani espera aplicar este estudo em testes clínicos. Já a start-up americana RiverTown Therapeutics, está a explorar algo semelhante com o medicamento conhecido como ‘RT1640’.
Escusado será dizer, que a empresa que conseguir lançar o medicamento para a cura da calvície… Irá lucrar MUITO dinheiro!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!