A organização espacial russa Roscosmos e a Agência Espacial Europeia deram a notícia de que a Estação Espacial Internacional começou a perder oxigénio devido a uma fuga. Isto foi sem dúvida um grande problema para os astronautas que estavam a montar um novo laboratório de ciências quando os alarmes da estação começaram a tocar. Nesse momento, eles tiveram de procurar rapidamente a fuga e repará-la.
O problema foi causado por um pequeno meteorito que atingiu a estação espacial e criou um pequeno buraco num dos módulos. O que fazemos quanto temos um barco de borracha e fica com um pequeno buraco em alto-mar? Usamos o dedo é claro.
Como o jornal Telegraph relata, nas comunicações entre a NASA e a Estação Espacial Internacional percebeu-se um dos astronautas foi forçado a tapar o pequeno buraco com o polegar enquanto o resto da tripulação preparava uma correção mais permanente.
When your spaceship suddenly starts leaking air, you fix the hole with duct tape & a gob of epoxy. Nice save, @Space_Station crew! https://t.co/1Va8idShJw pic.twitter.com/pxSJY6eNhc
— Chris Hadfield (@Cmdr_Hadfield) 30 de agosto de 2018
“Nesse exato momento, Alex colocou o dedo no buraco”. Depois o buraco foi reparado por fita adesiva.
Como se pode ver pela imagem partilhada por um ex-residente da Estação Espacial, Chris Hadfield, o buraco não parece particularmente perigoso. No entanto, como o interior da estação espacial está pressurizado e preenchido por uma mistura de ar e oxigénio para permitir que a tripulação respire sem problemas, qualquer violação desta vedação hermética deve ser resolvida em pouco tempo.
Felizmente, pouco ar foi lançado para o espaço e a estação espacial ainda tem “semanas” de ar nas suas reservas, de acordo com um comunicado da Agência Espacial Europeia.
Viver a bordo desta Estação Espacial acarreta estes tipos de riscos. Os cientistas sabem que há muitos detritos minúsculos indetectáveis que podem causar problemas às naves espaciais que operam na órbita da Terra. No entanto, não há muito que se possa fazer para além de se corrigir os problemas se e quando surgirem.
No entanto não julgem que os detritos são apenas materiais naturais como a pequena rocha que fez este buraco. O lixo espacial artificial é um problema real na órbita da Terra, e os astronautas da Estação Espacial Internacional até instalaram um sensor de detritos no ano passado para detetarem o lixo humano que colide várias vezes com a estação.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!