A Intel e a AMD são rivais há muitos muitos anos, mas na última década… A AMD esteve quase de ‘férias’!
Voltando em força em 2017 com os seus processadores AMD Ryzen, que têm feito as delícias dos consumidores que já pediam competitividade neste mercado há muito tempo.
Dito isto, enquanto a AMD voltou à guerra, parece que a Intel se acomodou um pouco à sombra da bananeira! A empresa tem tido várias dificuldades em lançar no mercado o seu processo de fabrico de 10nm. Em paralelo também tem falhado bastante na evolução da performance dos seus núcleos e até no preço/performance da sua oferta.
Dito isto, o analista ‘Hans Mosesmann’ de Wall Street falou sobre este assunto! Mencionando que a Intel ainda vai demorar algum tempo a corrigir os problemas atuais, e que entretanto durante esse tempo, a AMD vai aproveitar e prosperar.
“Sem dúvida que a Intel vai ter de corrigir a situação, o que irá demorar muitos, muitos, muitos anos.
O seu processo de fabrico está em desvantagem em relação à concorrência, que eu acho que tem algum problema grave. O que irá demorar cinco, seis, ou até sete anos a corrigir. Não acho que o modelo de negócio da empresa funcione estando 1 ou 2 anos atrasados tecnologicamente.”
A AMD tem ganho bastante popularidade no último ano! Os processadores AMD Ryzen foram um tremendo sucesso no mercado! Oferecendo mais núcleos e threads a um preço bastante mais em conta em relação à oferta da Intel.
Em paralelo a série de processadores entusiastas ‘Threadripper’, e processadores para workstations ‘EPYC’ também conseguiram causar um sério impacto no mercado, onde antigamente a Intel reinava facilmente.
A AMD conseguiu garantir apenas 1% do mercado de servidores, mas isso é apenas o início! Nos próximos anos este número vai aumentar exponencialmente! O analista Mosesmann disse à CNBC:
“Estamos muito no início da conquista de mercado da AMD. Enquanto a empresa tem apenas 1% do mercado atualmente, nos próximos anos poderá muito bem chegar aos 25%.”
É seguro dizer que a Intel está a ficar para trás, e que a AMD já esfrega as mãos de contente com toda a situação! Afinal de contas, não seria possível um melhor timing para apostar no mercado!
A empresa está a ganhar terreno no mercado, com a segunda geração de processadores de 12 nm AMD Ryzen e Threadripper já nas prateleiras! Similarmente, a empresa também já começou a amostragem de chips baseados no processo de 7nm, para os lançar em 2019!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!